sexta-feira, 14 de junho de 2024

 TEXTO: SL 124

TEMA: A NOSSA VITÓRIA DEPENDE DO SENHOR!

 O  Salmo 124 foi escrito por Davi. Ele é uma expressão de ações de graças pela vitória, concedida pelo Senhor ao seu povo.  Esses cânticos formam uma coleção de quinze cânticos de peregrinação, entre os Salmos 120 e 134. É chamado de Cânticos dos Degraus ou Romagem. Eram salmos usados pelos peregrinos que seguiam para Jerusalém com a finalidade de participar das grandes festividades anuais. Daí explica-se melhor a expressão “Salmos de Romagem”, isto é, “Salmos de Peregrinação”. Na época das grandes festas, os judeus se reuniam em caravanas que seguiam para Jerusalém em romagem. Em família, os judeus levavam suas ofertas e animais que seriam sacrificados, e durante a caminhada cantavam cânticos ao Senhor. Esses cânticos eram justamente os Cânticos dos Degraus que serviam como um hinário de viagem.

Hoje,vamos refletir sobre o tema: “A nossa vitória depende do Senhor!” A vitória é algo desejado na vida de todas as pessoas, todos querem ser vencedores. Sonham com a vitória. Para alguns, vitória é ser bem-sucedido financeiramente, ter um bom emprego, ter um carro do ano. Para outros a vitória seria passar no vestibular, e tem aqueles que pensam que a vitória é total ausência de enfermidade. Mas quando essas coisas não acontecem, as pesoas sentem-se derrotadas. Mas tudo isso pode caracterizar pessoas bem-sucedidas, porém nunca são elementos suficientes, para afirmar que são pessoas vitoriosas.

 É impossível desejarmos obter vitória completa em nossas vidas sem antes entregarmos tudo nas mãos de nosso Deus que tudo pode fazer. Muitas pessoas enfrentam frustrações, porque não permitem que Deus dirija as suas vidas. Por isso, precisamos lembrar  que a nossa vitória depende do Senhor. Porque Deus é Senhor das  nossas vidas. E quando entregamos tudo em suas mãos, devemos estar dispostos  submeter à vontade do Senhor, quando isto ocorrer, a vitória é garantida, pois a nossa vitória depende de Deus.

Davi submeteu à vontade do Senhor. Ele sabia muito bem como o Senhor se fez presente tanto em sua vida, como na vida de todo o Israel. Ele era testemunha de todas estas coisas . Por isso, ele diz: se “não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga” (v.1). Uma coisa é certa: o Senhor, o Deus da aliança ajudou Israel e  Davi  a obter a vitória, pois ela depende do Senhor. Como é maravilhoso ter um Deus que nos auxilia na busca dos nossos ideais. Com Deus estamos a um passo da nossa vitória.

A vitória que Davi obteve, foi diante de seus inimigos, os quais não foram poucos. Temos vários Salmos escritos por ele, onde relata os momentos que viveu diante de seus inimigos.  Saul e sua família, até mesmo o próprio filho Absalão constituíram os seus inimigos. A expressão “quando os homens se levantaram contra nós” (v.2b) revela que era um inimigo poderoso que Davi teve que enfrentar. Não podiam conter sem o auxílio divino. Quem eram? Eram os filisteus! Eles se levantaram com toda força para destruir Israel, varrê-lo do mapa. Eram inimigos mortais, sanguinários, impiedosos, prontos a moer seus adversários.

Entretanto, Davi neste momento se lembrou em fatos históricos. Lembrou-se dos tempos passados, quando em situações extremamente adversas o Senhor lhes dera a vitória. O povo já tinha uma rica história de livramento pela mão de Deus. Durante o reinado de Davi, Deus libertou a nação da opressão de vários povos vizinhos. Antes de escolher um rei para governar a nação, Deus levantou uma série de juízes para tirar Israel do domínio de opressores estrangeiros. Antes dos juízes, Moisés e Josué foram instrumentos usados para conduzir Israel da escravidão no Egito para sua própria terra. Poucos séculos antes de Moisés, a família de Israel foi poupada quando desceu ao Egito.

Quantas vezes você se viu em situações adversas? Quantas vezes se sentiu impotente, frágil, inseguro diante do problema que se abateu sobre sua vida, família e trabalho? Ah, nessas horas se não fosse o Senhor, você estaria aniquilado. O que seria de nós sem a poderosa mão do Senhor nos protegendo dos terríveis ataques do diabo? Onde estaríamos se não fosse o amor de Deus atuando em nosso coração desprovido de tudo o que é bom. O que seria de nós pecadores, causadores de problemas se não fosse a paciência de Deus? Se Deus não estiver conosco, não teremos qualquer possibilidade de escapar dos perigos neste mundo.

 Para dar a entender a questão, Davi expõe os prováveis resultados, caso Deus não estivesse ao seu lado e do seu povo quando foram atacados. Ele o faz por meio de algumas figuras. Fala de seus inimigos primeiro como feras famintas A primeira delas é a de um animal ou um monstro devorador: “Eles já teriam nos devorado vivos por causa da sua ira ardente contra nós” (v.3). Nos teriam engolido vivos. Essa imagem de um devorador é exposta de modo mais dramático no v.6, ao citar seus dentes prontos para serem cravados na presa. Desta forma,podemos imaginar a agonia que vivia Davi e seu povo ao ser devorado por uma fera. De fato, era um inimigo poderoso!

 Davi também compara a força dos opressores a uma forte correnteza que arrasta, afunda e afoga suas vítimas: “As águas já teriam nos afundado, a correnteza teria passado sobre a nossa alma” (v.4).Se a total impossibilidade de sobreviver a essa torrente ainda não ficou clara aos ouvintes, o salmista repete a ideia de modo mais dramático “Águas revoltas já teriam passado sobre a nossa alma” (v.5).A palavra traduzida aqui como “revolta” quer também dizer “espumejante”, descrevendo a aparência que tem a água que desce corredeiras íngremes em um leito pedregoso! Diante destes exemplos, o salmista demonstra que a destruição  era certa,  se o Senhor não tivesse impedido o inimigo.

A verdade é que sempre estamos ameaçados por perigos, que invadem nossas vidas, das mais diversas maneiras. Há uma sensação de medo e insegurança. Somos vítimas da agressividade das pessoas cruéis. Pessoas que convivem conosco e fere a nossa alma.A fúria dos homens nos traz medo. Eles desejam nossa morte e ruina. A perseguição pode vir dos homens. Alguém que nos ameaça, que tenta nos derrubar e passar por cima, conseguir nosso posto, nosso lugar. A vontade deles é que sejamos tragados, engolidos vivos. Não tenha medo da fúria dos homens. Não temas quando o ódio transbordar pelos olhares do mundo. Ou quando alguém pensar que você vai virar a presa dele. Há um Deus que zela por tua alma e não vai fugir diante das ameaças.  

Tanto Davi como Israel sabiam que seu livramento era uma prova da bondade graciosa do Senhor. Eles sabiam que estavam vivos por causa da bondade do Senhor. E é isso que nós vemos nas Sagradas Escrituras sobre a bondade do Senhor na vida do seu povo amado. Israel foi poupado pela ação libertadora de Deus. “Bendito é o Senhor que não nos entregou como presa para os seus dentes”. (v.6) O resultado é descrito de uma maneira dramática por meio do quadro de uma preservação improvável aos olhos humanos: “Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres”. (v.7). Por isso, Davi chama Israel para agradecer ao Senhor pelos livramentos recebidos. Israel tinha muitos motivos para agradecer a Deus, pois o Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre

 O rei Davi encerra o salmo com uma declaração de confiança que não se restringia à situação militar dos seus dias, a sua riqueza e nem na confiança nos homens e no poder deles. A sua confiança, diante dos livramento está no Senhor. Ele confessa a sua fé no Deus da aliança. Na verdade, ele pensa em Deus não somente como quem os preservou do ataque inimigo, mas como aquele que sempre o livrou das diversas situações de sofrimento. Por isso, ele afirma: “O nosso socorro está em nome do Senhor” (v.8a). O significado disso é que a proteção vem do próprio Deus. Há  momentos na vida em que imaginamos estar sozinhos em meio à multidão!  Nesses momentos devemos recorrer ao Senhor. Ele nos dará o socorro esperado. Somente o  Senhor é capaz de nos tirar das situações difíceis e atender ao nosso pedido de socorro.  Ele tem poder para mudar a situação das nossas vidas, pois a nossa proteção vem do Senhor

Foi o que fez Davi. Depois de pensar coerentemente nas possíveis soluções para os seus problemas, Davi chega a uma conclusão magnífica. Ele encontrou uma resposta: “O nosso socorro está em nome do Senhor” .E para mostrar isso, Davi descreve quem é o Senhor : “O criador dos céus e da terra”. (v.8a). Israel sabia através da revelação que  o Deus da aliança é o prórpio criador do céu e da terra.  É este mesmo Deus que criou o céu e a terra, continua sustentando até hoje  todas as coisas com seu poder. É o momento para refletirmos: Quantas coisas Deus já fez por nós? De quantos males ele nos livrou? De quantos perigos nos protegeu? E quantas lições já tivemos sobre o que significa ter Deus ao nosso lado?

 Estimados irmãos!  Façamos como Davi! Reconheçamos que a nossa vitória depende do Senhor,pois ele é o Senhor das nossas vidas! Entreguemos tudo em suas mãos!  Submetamos à vontade do Senhor! Quando isto ocorrer, a vitória é garantida, pois a nossa vitória depende de Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário