quarta-feira, 4 de maio de 2022

 

TEXTO: ÊX 2.1-10

TEMA: JOQUEBEDE, UMA MÃE QUE CONFIOU EM DEUS

 Dia das mães. É o dia em que voltamos nosso pensamento e o nosso coração, de modo muito especial, àquela que merece o nosso respeito, gratidão e consideração. É um dia significativo, porque é uma data em que prestamos uma homenagem sincera à mulher que tem sido inspiradora, conselheira, responsável, amorosa. É um momento especial de estar perto e dar um beijo, um abraço, uma demonstração de carinho, de fazer uma homenagem com os nossos familiares e oferecer um presente à nossa mãe.

Hoje, vamos fazer esta homenagem às mães, contando uma História bíblica. Vamos falar sobre Joquebede, a mãe de Moisés. O texto não apresenta muitos detalhes sobre ela, nem mesmo o seu nome. Mas em Êxodo 6.20 e Números 26.59 nos informam que ela se chamava Joquebede. Ela era uma mãe cuidadosa e preocupada em garantir o sustento e a proteção de seu filho. Uma mãe que amava a Deus e seu filho. Uma mãe de fé, uma mãe que foi desafiada em todos os seus limites, inclusive arriscando a própria vida da família, fazendo tudo o que podia para defender e salvar seu filho. Podemos, então, afirmar que Joquebede foi uma mãe de depositou confiança no Senhor.

Mãe, confie no Senhor de todo o teu coração! Você não está sozinha nessa luta! Lembre-se que a confiança em Deus é algo de suma importância para superar momentos difíceis. É ela que nos dá forças para fazer brotar a persistência e criatividade necessárias para seguirmos em frente. É nela que germina a nossa certeza de que os planos divinos nos reservam um amanhã melhor.

                                                                I

Esta História começa com a ordem do rei do Egito, que percebeu que os filhos de Israel eram numerosos, e que se tornassem muito fortes e se unissem a outro povo contra o seu reino, seria uma grande ameaça. Por isso, ordenou às parteiras que matassem os bebês, caso fossem do sexo masculino. Elas temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei, antes deixaram viver os meninos. Mesmo assim, o faraó mandou matar todos os bebês do sexo masculino, jogando-os no rio Nilo para que morressem afogados.

 Neste panorama turbulento, Joquebede engravidou e deu à luz um filho e, vendo que ele era formoso, escondeu-o durante três meses" (v.2). Quando não era mais possível esconder o menino, e para livra-lo da morte, Joquebede, no momento certo, com muita confiança em Deus, traçou um plano para salvar a vida do seu filho.  Colocou o menino em um cesto de junco e o largou à beira do rio. (vv.3-4). Imaginem o quanto foi difícil para Joquebede colocar seu filho num cesto e deixá-lo no rio. Foi uma atitude dolorida, de muitas lagrimas, de sofrimento. de incertezas. Ela não tinha ideia do que iria acontecer com Moisés, quando soltasse o cesto sobre as águas do rio Nilo. Talvez, Joquebede tivesse pensado naquele momento: O que aconteceria com a criança? Qual seria o futuro do meu filho?

 Diante de todas as circunstâncias contrárias, Deus estava vendo o sofrimento de Joquebede e decidiu ampará-la e, dando-lhe tranquilidade e confiança. Talvez, muitas mães se encontram na situação de Joquebede. Se encontram diante de tantas provações, incertezas e a falta de sabedoria para tomar uma decisão. Ficam sem alegria, sem paz e caem em desespero. São situações que nunca pensaram em viver, e parecem que nunca tem fim. É nessas horas que os questionamentos a Deus começam a surgir. Mas se você anda nesse vale de lagrimas, diante de situações adversas, lembre-se que os filhos de Deus ao longo da história enfrentaram as mesmas circunstâncias e sempre foram amparados pelo Senhor.  Assim também haverá momentos e situações em nossas vidas, em que nos será exigido confiar em Deus, quando os sonhos parecem não se realizarem, quando achamos que não conseguimos vencer os obstáculos, quando nosso presente, nos faz duvidar do futuro.

Mães, entrega seu filho aos cuidados do Senhor, pode ter a certeza de que Deus vai cumprir os seus propósitos na vida de seu filho. Nunca esqueça que a vida de seu filho está em suas mãos. Deus lhe deu esta responsabilidade e você não pode falhar, pois o destino eterno do seu filho depende de você e de sua submissão a Deus. Não desista de seus filhos. Ore por eles. Deus vai responder no seu devido tempo.  Não esqueça de colocar no altar do Senhor todos os problemas que rodeiam a sua vida, todos os problemas que aos seus olhos não têm solução. Entregar nos caminhos ao Senhor e confia nele.

                                                                II

No entanto, Deus continuou agindo na vida de Joquebede. Vejam o que ainda Deus fez:  Ele conduziu a filha de Faraó até a margem do rio. Ela viu o cesto onde se encontrava o menino e demostrou grande amor por ele: “Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou. Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus”. (vv.5-6). Deus ainda providenciou alimentação. O menino precisava ser amamentado, então a filha de Faraó, que já havia decidido adotá-lo, autorizou Joquebede a levá-lo, todos os dias, para a sua casa para alimentá-lo com seu leite e ainda recebia um salário por esta função. Joquebede amamentou seu filho Moisés por, aproximadamente, dois anos e meio.

Como Deus é maravilhoso! O Senhor provê todas as coisas em nossas vidas, seja nos momentos de adversidades e desafios, seja quando estamos em plena harmonia. Sendo assim, a providência divina é essencial e sempre alcança quem busca ao Senhor com o coração sincero.

Joquebede é um grande exemplo para muitas mães na atualidade. Ela aprendeu amar e a confiar em Deus. Foi uma mulher corajosa, habilidosa, criativa e determinada ao esconder seu filho.  Buscou sabedoria e paciência para lidar com as circunstâncias que estava vivendo. Mesmo diante tanto sofrimento, Joquebede nunca perdeu as esperanças. Foi uma mulher de fé. Ela creu que o Senhor resolveria o seu grande problema diante de uma situação muito difícil. Além disso, Joquebede serve de alerta às mães. Elas precisam ter mais cuidado com seus filhos, diante das mudanças bruscas impostas pela sociedade. Precisam avaliar os perigos que cercam os seus filhos e preparar uma estratégia inteligente para livrar seus filhos do mal, de forma a demonstrar coragem e sabedoria, providenciando cuidado necessário para seus filhos. 

Estimada, mãe! Não coloque sua confiança em homens, riquezas, fama, mas procure inspirar-se no exemplo de Joquebede, uma mãe que venceu porque confiou acima de tudo no Senhor. A confiança em Deus é algo de suma importância para superar momentos difíceis. Por isso, confie no Senhor! Deposite toda sua confiança nele. Não desista de seus filhos. Ore por eles. Deus vai responder no seu devido tempo.  Não esqueça de colocar no altar do Senhor todos os problemas que rodeiam a sua vida, todos os problemas que aos seus olhos não têm solução. Entrega nos caminhos ao Senhor e confia nele. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário