domingo, 19 de maio de 2024

 TEXTO: SL 43

TEMA: POR QUE ESTÁS ABATIDA, Ó MINHA ALMA?

Este salmo é uma oração em que o salmista expressa  a sua tristeza,pois a sua alma está abatida. Abatimento é um termo que significa abaixar-se,curvar-se,dobrar em posição de desistir. Ele é algo que é percebível, notável,  porque  nasce “dentro” e nos mexe por “fora”. Ele perturba, incomoda, e, às vezes, revolta. Era desta forma que o salmista estava  se sentido: extremamente deprimido e desencorajado. Situação que também ocorre em nossa vida. Há momentos  em que nos sentimos tristes, desanimados e sem esperança. A verdade é nem sempre estamos bem. Isso é fato. Chegamos,muitas veze, ao extremo, como se não houvesse saída para nossos problemas, e lutamos para encontrar alegria e paz em nossas vidas. Nesses momentos, podemos nos identificar com o salmista que pergunta: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?”  

No entanto, o salmista não ficou preso ao seu abatimento. Ele nos lembra que o socorro pode ser encontrada em Deus. Quando esperamos em Deus e colocamos nossa confiança nele, podemos experimentar sua paz e alegria mesmo em meio às lutas e dificuldades da vida.Deus é nossa salvação e nosso refúgio em tempos de angústia. Ele é fiel e nos sustenta, mesmo quando não podemos ver a solução para nossos problemas. Quando nos sentimos abatidos, podemos nos voltar para ele em oração e encontrar força em sua presença. Como diz o salmista, “Espera em Deus, pois ainda o louvarei a ele,meu auxilio e Deus meu.”.

 Estimados irmãos! Diante de toda aflição sofrida, o salmista faz um apelo para que o Senhor lhe faça justiça.Este é o seu pedido:  “Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra uma nação ímpia.” (v.1a).“Julga-me, ó Deus” ou “faça-me justiça, ó Deus.”  O apelo é feito através de dois verbos no imperativo: o primeiro é  שָׁפַט que significa  “julgar, defender a causa” e segundo é רִיב “advogar, processar.” O uso destes dois verbos, sugere um sentido jurídico.É evidente que os verbos não estão voltados para o julgamento processual do salmista.Mas são usados pelo salmista para pedir  que Deus o defenda e advogue em favor de sua causa, que Deus aja como um juiz ao decidir sobre seu pedido.É claro que o salmista não imagina ser perfeito ou inculpável, mas sabe que, sua disposição de buscar a Deus e de manter uma vida compatível como de um servo do Senhor, o faz estar longe do caráter daquele que lhe oprime, a quem ele descreve e pede ao Senhor: “Leve a julgamento a minha causa contra o povo infiel e contra o homem fraudulento e iníquo.”(v.1b). É provável que o salmista se refira à sua nação, pois sabe que ela está longe do ideal de Deus.

 No entanto, ao mesmo tempo em que o salmista declara a sua confiança em Deus ao dizer,  “pois tu és o Deus da minha fortaleza ” (v.2a), a sua  aparente declaração muda de função quando vemos os questionamentos levantados: “Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?” (v.3). Ao repetir os questionamentos com veemência ,demonstra que o salmista não se sente apenas esquecido, ele se sente rejeitado.A palavra traduzida como “rejeitado” זָנַח - é uma palavra que implica um abandono,ou propriamente um ser sujo, rançoso, fedorento.As figuras que o salmista usa  aqui  denotam fragilidade, perturbação, fraqueza. Mas como pode alguém que crê em Deus como rocha, salvação e grande alegria pode lamentar dizendo por que me rejeitas? Por que ando lamentando? Por que te esqueceste de mim? Observa-se que o salmista encontra dificuldades de conciliar  que Deus é sua fortaleza, diante da  tribulação enfrentada, da situação deplorável que vive.

Situação que também ocorre em nossa vida quando os nossos conflitos, aflições e sofrimentos nos abalam e perturbam a ponto quetionarmos o nosso Deus: se Deus é todo-poderoso e bom, por que Ele permite tantas aflições e sofrimentos?Nem sempre as perguntas podem ser respondidas com palavras. Há casos, cuja solução é humanamente impossível, como a morte de alguém ou uma doença incurável. Essa é a hora em que só Deus é a resposta.Quando as inúmeras perguntas surgirem, olhemos para a cruz de Cristo, antes de questionarmos sobre as nossas dores e sofrimentos.A sua morte na cruz nos lembra tantas coisas que Ele fez por nos. O que  Cristo realizou na cruz,foi a maior expressão do amor de Deus por nós. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos declara que Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.Somos tão especiais para Deus, que Ele nos amou de tal maneira que deu a si mesmo, deu o seu único filho. Por amor, Jesus deixou a sua glória, o seu trono, esvaziou-se, tornou-se homem, servo, foi perseguido, preso, humilhado, açoitado, cuspido, envergonhado e pregado numa cruz.Portanto, foi na cruz que Ele nos libertou,redimiu,perdoou,salvou.Será que temos motivos para questionarmos o nosso Deus?

No entanto,precisamos entender estes questionamento do salmista. Eles não devem ser visto como uma incoerência, desconfiaça, mas como uma prática comum entre os oprimidos.Isto faz parte  de um conjunto formal de uma lamentação. A lamentação, ao contrário do murmúrio, contém queixa e expressão de fé, juntas, numa mesma sequência.Isto ocorreu na história do povo de Deus, em virtude da invasão babilônica e o desaparecimento do Templo. O sofrimento das pessoas e a urgente necessidade de ajuda, era uma forma do povo lamentar a Deus .Este sentimento de rejeição e do silêncio de Deus faz parte da história desse período. Lamentações de Jeremias é uma exemplo.

Nesse caso, o que o salmista tem em mente é que o Senhor atue fornecendo-lhe ,como  uma cidade fortificada. Condições de resistir aos ataques dos inimigos,pois ele quer ser protegido e resistir quanto tempo for necessário. Por isso,ele continua pedindo ao Senhor.É um declaração de confiança:  “Envia a tua luz e a tua verdade.”(v.3a).Aqui, o salmista pede que o Senhor  envie a sua אֵל (luz) e a sua אֶמֶת (verdade). Nas Escrituras, a palavra “luz” é frequentemente utilizada de forma figurada para se referir ao que é verdadeiro, justo e que representa o bem, como é o exemplo do dito de Jesus aos discípulos: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14).  Para o salmista, são instrumentos  de Deus para guia-lo e protege-lo  no caminho até o templo de Jerusalém.  Assim, ele olha para os justos preceitos de Deus e espera ser beneficiado. Enfim, o seu  objetivo  é ser alcançado pela luz e pela verdade, nesse caso, é:  “para que me guiem   e me levem ao teu santo monte   e aos teus tabernáculos.”(v.3a).

 Na verdade, o salmista quer ir ao altar de Deus, sua morada e realizar sacrifícios de louvor (gratidão e ações de graças): “Então, irei ao altar de Deus.” (v.4a). O altar de Deus,conforme o termo hebraico מִזְבֵּחַ , significa “um local de matança ou sacrifício.” Ir ao altar de Deus para o salmista era motivo de grande alegria (v.4b). O hebraico traduz como “a alegria de minha alegria.” ou seja, que Deus era a fonte de sua alegria, de modo que encontrou nele toda a sua felicidade.Ele irá com grande alegria  a Deus e o louvará ao som de harpa. (v.4c). Como é maravilhoso saber que Deus nos proporciona muitas alegrias na nossa vida:alegria na familia,no trabalho,entre os amigos,na igreja.Mas de todas as alegrias, Deus mesmo é a maior alegria.E somente Ele  pode nos dar a verdadeira alegria,pois alegria do mundo é passageira.

No entanto é preciso estar em comunhão com Deus para que Ele possa nos proporcionar a verdadeira alegria. Somente na sua presença conhecemos esta  alegria. Isto ocorre quanto estamos disposto a ir ao altar de Deus. Alegramos no Senhor quando caminhamos para seu altar.Nunca seremos, genuinamente, felizes. enquanto não formos ao altar de Deus, ao Deus da nossa grande alegria. O que Deus espera de nós é a nossa vida sobre o altar, porque Ele é digno da nossa confiança e do nosso amor!Nossas vidas sobre o altar representam uma dedicação total, eterna e incondicional ao nosso Deus. A ele pertencemos! Mas só conhecemos Deus como nossa alegria quando afirmaos: Ele é o meu Deus da minha vida. Para o salmista  não era apenas Deus como tal que ele desejava adorar, ou a quem ele agora apelava, mas Deus como seu Deus: “ó Deus, Deus meu.”(v.4d).  O Deus a quem ele havia se dedicado e a quem ele considerava seu Deus mesmo em aflição e problemas.Deus já é alegria em sua vida?

O autor do Salmo encontrou consolo quando pensou no seu grande privilégio de adorar ao Senhor ao som da harpa. Com esse pensamento confortante, o salmista cantou o refrão do seu hino: Por que estás abatida, ó minha alma?   Por que te perturbas dentro de mim? (v.5a).   O termo “abatida” significa inclinar, agachar, curvar-se.É alguém que está enfraquecido,caído, derrubado, diminuído, debilitado. Esta era a situação do salmista.Ele sabia que por maior que fosse a dor e as lembranças que o levaram a estar abatido, ele preferiu esperar em Deus: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei; a ele, meu auxílio e Deus meu.”(v.5b). Que descanso! Que esperança! O salmista ainda afirma no versiculo 8 do Salmo 42: “Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite está comigo o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.” O salmista,um vez  enfraquecido e desanimado,louva ao Senhor pela sua miseircórdia , seu favor imerecido, e mais do que isso, o cântico de Deus encherá o seu coração. Aquela era uma música suplicante,isto é, era uma música que suplicava pela vida do salmista.

Esta é a mesma pergunta que fazemo diariamente,pois há momentos em que nossa   alma está aflita e abatida. Momentos complicados que não encontramos uma saída.Momentos onde as lágrimas são inevitáveis. Momentos em que tentamos ser fortes, tentamos suportar, mas  a tristeza inunda nosso coração, de uma hora para outra,  tentando roubar nosso ânimo, nossas motivações e nossa esperança. Saímos do controle de Deus e agimos seguindo nossas emoções e sentimentos, esquecendo da fé. Este agir pelos sentimentos e emoções nos causam sofrimentos e angústias. Parece que chegamos ao fim, onde o prazer de viver é substituída por uma forte vontade de morrer,

O que fazer quando a alma fica abatida? Muitas pessoas buscam inúmeras curas  e tentam escapar das realidades deprimentes de suas vidas através das drogas, bebida, suicidio, etc. É algo que melhora ou alivia momentaneamente, mas não é capaz de curar ou resolver o problema. No entanto,o salmista apresenta algo consistente para a nossa alma: “ Espera em Deus, pois ainda o louvarei; a ele, meu auxílio e Deus meu.”(v.5b). Será que sabemos esperar? Na verdade,ninguém gosta de esperar.Pertencemos a uma geração que exige informação instantânea. Estamos acostumados a termos tudo rápido: comida instantânea, entrega imediata, fila preferencial, comunicação direta etc.Enfim,queremos que os problemas sejam resolvidos em curto prazo e as respostas devem ser imediatas,e com isso, ficamos ansiosos, inquietos e impacientes. Simplesmente não sabemos esperar.

Também na vida espiritual muitos  querem que Deus responda seus pedidos imediatamente,pois não sabem esperar. Esperar em Deus  é uma grande prova de confiança. É entregar todas as nossas inquietações, depositar toda a nossa confiança, independentemente, de qualquer coisa que aconteça. A Palavra nos ensina que precisamos aprender a esperar em Deus, esperar pelas promessas, pela vontade de Deus na nossa vida.No Salmo 27, verso 14, vemos algumas razões para esperar em Deus. “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.Se temos que esperar, que façamos isso como filhos amados, confiando na bondade do nosso Pai, pois sua Palavra nos assegura, a sua promessa é verdadeira, de que Ele faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos seus Filhos.Por isso, não temos motivos para nos angustiarmos e vivermos abatidos e desanimados.Você tem esperado em Deus mesmo diante de dificuldades na vida?

Estimados irmãos! Enquanto vivermos aqui, neste mundo, estamos sujeitos a enfermidades, tribulações, sofrimentos, situações diversas que trazem à nossa alma um profundo abatimento, uma sensação de que as portas estão fechadas para nós e ninguém está nos ouvindo.Mas façamos como o salmista! Busquemos à presença de Deus em meio às nossas próprias lutas e dificuldades. Lembrando de que Deus está sempre conosco. Ele  é fiel e poderoso para nos ajudar a superar qualquer obstáculo, e que podemos confiar Nele em todos os momentos. Amém!

 

APONTAMENTOS


 Muitos manuscritos hebraicos antigos apresentam o Salmo 42 e 43 como uma única obra. Eles até compartilham frases em três locais, marcando o término de cada divisão da poesia (Sl 42.5,11; 43.5).  Compartilham temas como de luto, opressão (Sl 42.9, 43.2) e a presença de Deus (Sl 42.2; 43.4), formando,assim, um salmo de lamentação individual. Ele não possui titulo, o  que torna plausível ser uma continuação do Salmo 42.

 

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