sábado, 18 de maio de 2024

 TEXTO: JO 10.1-10

TEMA:  JESUS É A PORTA DAS OVELHAS!

Diariamente passamos por muitas portas que se encontram nas casas, igrejas, escolas, hospitais. A porta é um instrumento de passagem que abre e fecha, impedindo ou permitindo o acesso a determinado lugar. Ela dá uma sensação de segurança e proteção dos perigos exteriores. Ela pode ser larga, estreita, grande, pequena, baixa, alta. Nos tempos antigos , não somente as casas tinham portas, como também as cidades fortificadas. As portas permitiam o acesso às fortificações, e junto a estas portas realizavam as trocas comerciais. Eram os lugares de maior afluência do povo, para conversas, passatempos ou negócios. Em caso de ataque de inimigos, as portas eram fechadas, e das muralhas as sentinelas protegiam a cidade.

No entanto, a porta mais importante que podemos atravessar é através de Jesus Cristo. Ele disse: “Eu sou a porta das ovelhas.” Vamos refletir sobre três significados das palavras de Jesus! Primeiro porque Jesus é a porta da salvação. Ele é a porta pela qual todos devem entrar na vida eterna. Não existe outra! Não há outro caminho!  Não há outra via de acesso. Por isso, é necessário entrar por ele. Segundo, quem entrar por esta porta achará pastagem. Encontramos vida com abundância. O amor que recebemos de Deus e a fé que norteará cada um de nossos passos, nos encherá de confiança e poderemos descansar tranquilos em Jesus. Terceiro, hoje a porta está aberta, esperando os pecadores arrependidos. Um dia, porém, essa porta vai se fechar. Por isso, enquanto a porta da graça se encontra aberta, possamos entrar por ela e encontrar em Jesus a solução para os nossos problemas.

                                                                  I

 Jesus inicia seu discurso, contando uma parábola. Ele usa diferentes exemplos neste texto que os judeus estavam familiarizados. Tipo de linguagem que era fácil de ser entendido por todos. Ele fala do aprisco, sobre a porta, o pastor, ladrão, o salteador e os mercenários. É justamente neste contexto que Jesus dirigi às suas palavras.  Primeiramente, Ele fala sobre o “aprisco das ovelhas.” Era um local cercado por muros, feito ,principalmente, de pedras, onde havia uma grande porta. Durante à noite os pastores traziam as suas ovelhas para o aprisco e cuidavam do rebanho. A porta era a única entrada onde ficava o porteiro. Embora, havendo um porteiro, os roubos de ovelhas eram constantes.  Os ladrões saltavam pelo cercado e roubavam as ovelhas sem passar pela porta. Por isso, Jesus afirma: “o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.” ( v.1).

Essas palavras foram ditas contra os fariseus. Eles não entravam pela porta do aprisco ,que é Cristo, mas  faziam “buracos” no aprisco onde desejavam entrar  com arrogância, hipocrisia, falsidade e ganância. Por isso, eram considerados “ladrão e salteador.” (v.1b).Jesus ainda disse: “O ladrão vem somente para matar e destruir.”(v.10a). Esse fora o caráter geral dos fariseus e escribas. Eles fingiam ser pastores e guia do povo. Buscavam riqueza, cargo, facilidade às custas do povo, e alegavam ser instrutores, cujo único objetivo era se engrandecer e oprimir o povo. Portanto, mereciam ser chamados de ladrões e salteadores. Lemos em Jeremias 23.1:“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto.” E Jeremias ainda disse que os pastores, " não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos" (Jeremias 10.21).

No entanto, o verdadeiro pastor de ovelhas, não precisa escalar a cerca, fazer abertura nas paredes para entrar no aprisco. O verdadeiro pastor entra pela porta que é aberta pelo porteiro. Jesus disse, esse que entra “ é o pastor das ovelhas”.(v.2). A este o porteiro abre a porta, chama pelo nome às suas ovelhas, elas ouvem a sua voz e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem. (vv.3 e 4). Ocorre que existe um ótimo relacionamento entre o pastor e as suas ovelhas, ou seja na sua voz, no seu conhecimento , na sua liderança e na sua orientação. Agindo desta forma, diz Jesus que “de modo nenhum seguirão um estranho, antes elas fugirão por não reconhecer a sua voz” (v.5).

No entanto, os fariseus “não compreenderam” o que Jesus que lhes dizia (v.6).Eles também não queriam admitir o recente milagre da cura de um cego de nascença ( Jo.1-41).E diante desta incredulidade, Jesus explica novamente a respeito de si mesmo: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelha”.(v.7).A porta é um objeto muito importante. Ela está bem presente em nossas vidas, pois é uma via de acesso que nos permite entrar e sair dos mais diversos lugares. Ela dá uma sensação de segurança e proteção dos perigos exteriores. Ela pode ser larga, estreita, grande, pequena, baixa, alta. Sem ela, nossas vidas seriam difíceis e limitadas.

Nas Escrituras encontramos diversas passagens que falam sobre a porta: Ló estava sentado a porta da cidade de Sodoma. (Gn 19.1). O Tabernáculo tinha portas que dava passagem para outros compartimentos do santuário móvel dos hebreus no período da peregrinação. (Êx 29.32; 33.9). A reconstrução dos muros de Jerusalém, no livro de Neemias, menciona as doze portas da cidade com os seus primitivos nomes. A porta foi também fechada para as néscias, da Parábola das Dez Virgens. Elas batem à porta e pedem para entrar: “Senhor, senhor, abre-nos a porta!” (Mateus 25.11). Mas a porta foi fechada e não abriu mais para aquelas mulheres, que não se prepararam para receber o noivo. Em Gênesis 6.16, Deus pediu que Noé construísse uma arca e colocasse uma porta na lateral. Após a construção da arca Noé e sua família, bem como todo o animal, conforme a sua espécie entraram na arca, e “o Senhor fechou a porta". (7.16).

Num outro momento Jesus faz uma referência à porta das ovelhas. Ele lembra a história do homem paralítico que ficava à beira de um tanque de água, aguardando a cura para sua doença. Um detalhe na história diz que o tanque de água ficava ao lado do Portão das ovelhas em Jerusalém.( João 5.2), lugar por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica. No entanto, esta história mudou quando Jesus veio ao mundo, morreu e ressuscitou para nos salvar. Jesus, agora, é a porta das ovelhas. Quando Ele diz “eu sou a porta das ovelha,” às suas palavras são enfáticas.  Assim como Jesus disse em outras ocasiões: “ Eu sou a luz do mundo”, ”Eu sou o caminho”. Observem um detalhe importante: Jesus não diz ser uma porta, ou uma das portas, mas  “Eu sou a porta”, o único acesso a Deus. Cristo é o único caminho para a segurança do aprisco de Deus.

                                                                    II

Jesus também afirma que Ele é a porta da salvação: “Se alguém entrar por mim, será salvo. (v.9a). A palavra “salvo” dentro do texto, vem do termo grego   oσώζω, cujo sentido é: “salvar do perigo ou da destruição”. Mas quando falamos da salvação do homem em Cristo Jesus, torna-se necessário lembrarmos o seu estado pecaminoso. Em Rm 3.23 temos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Nesta condição, o homem caminha para a perdição eterna, uma vez que o “salário do pecado é a morte…”.( Rm 6.23.3). A única solução para a questão do pecado na vida do homem perdido, é Jesus. Quando deixou o seu lar na glória para habitar entre os homens, Jesus tinha como objetivo principal “buscar e salvar os perdidos”. “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lc 19.10).Agora, aquele que coloca toda a sua esperança  sobre o Redentor crucificado, será salvo. Portanto, Jesus é a porta pela qual todos devem entrar na vida eterna. Não existe outra!  Não há outro caminho!  Não há outra via de acesso. Por isso, é necessário entrar por ele. Ele é a porta que retrata a vida — a salvação, a segurança, o sustento.

Olhando com atenção para este versículo, nos deparamos com dois verbos: “entrará, e sairá…”.(v.9b).Estes verbos significam que as ovelhas entram no aprisco para terem segurança e saem para a pastagem sob os cuidados de seu pastor. Em Jesus, as ovelhas que entram não permanecem lá dentro para serem sacrificadas, mas saem para se alimentar do pasto, pois “achará pastagem.” A expressão “achará pastagem”, tem a ver com o alimento das ovelhas. Sabemos que uma das funções do pastor de ovelhas nos tempos bíblicos era providenciar alimento ao rebanho, o que se tornava uma tarefa árdua, em virtude do clima desértico da Palestina. Os pastos verdes eram raros, escassos, e ,muitas vezes, para procurá-los, o pastor empreendia juntamente com o rebanho, longas viagens. Tornava-se cansativa a peregrinação em busca de pastos verdes. Uma vez encontrando o alimento para o rebanho, as ovelhas tinham descanso e tranquilidade, pois pastos “verdejantes” e “águas tranquilas” são tudo o que uma ovelha necessita.

Em Jesus, o bom Pastor  “acharemos pastagens”. Ele nos oferece “pastos verdejantes” e o “descanso”. Isto significa que o alimento espiritual é o próprio Senhor: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim”. (Jo 6.57). Jesus é o pastor por excelência! Nada descreve melhor o seu amor e cuidado pelas suas ovelhas do que o Salmo 23, que nos versos 1-2, trata de sua provisão de alimentos ao rebanho, Ele nos ensina que não faltará tranquilidade: Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso. O termo דָּשָׁא  (pasto) no hebraico significa campinas, relva, grama. São pastos caracterizados como "exuberante”, ou seja, rica em vegetação e o termo מְנֻחוֹת  caracteriza a água refrescante; tranquilas, descanso. Debaixo do cuidado do Senhor nossa fome e sede são saciadas! “Nada nos faltará”!

Como é maravilhoso saber que a nossa provisão espiritual é encontrada em Cristo. Ele é o nosso alimento. Ele é o pão e a água da vida. Ele promete paz, descanso, direção, proteção, vitória e companhia eterna. Em Cristo há plenitude de alegria, paz e comunhão com Deus. Isto demonstra que Jesus, o bom Pastor é diferente do ladrão. O ladrão é o falso pastor. Jesus deixou claro no primeiro versículo que "aquele que entra no aprisco das ovelhas, mas sobe por outro lugar sem ser pela porta é ladrão e assaltante". A sua intenção é invadir o aprisco, e, simplesmente, roubar as ovelhas. Ele não mede as consequências, se vai destruir algo ou se alguém pode perder a vida para que ele consiga o que pretende roubar. Ele vem apenas para roubar, matar e destruir.”(v.10).Essa é sua primeira e principal visão: levar a propriedade alheia. Desta forma, entendemos que o objetivo central do ladrão é entrar no meio das ovelhas. Ele quer entrar de todas as formas, menos pela porta. Esse era o caráter geral dos fariseus e escribas. Eles eram ladrões e salteadores que viviam no meio do povo. Eles fingiam ser pastores e guia do povo. Portanto, mereciam ser chamados de ladrões e salteadores.  

Hoje, os ladrões são todos os que não instruem a igreja na doutrina verdadeira do Evangelho. Muitos deles estão conduzindo as suas ovelhas para o abismo, e que não tem nada para agregar em relação ao verdadeiro conhecimento de Cristo descrito nas Escrituras Sagradas. São mercenários pelo qual trabalham para si e em função dos seus próprios interesses. Não pensam em duas vezes em querer abandonar o rebanho.  Quando o inimigo ataca o rebanho, não fazem nada para defendê-lo. Aparentam serem pastores, mas na verdade não cuidam do rebanho, como deviam. Apresentam-se como enviados de Deus, mas que na realidade, são mercenários cujo interesse está apenas em buscar vantagens, honras e glórias pessoais, e na hora das dificuldades, abandonam as ovelhas porque não as amam de verdade e não estão dispostos a sacrificar suas vidas em proveito delas Lemos em Jeremias 23.1:“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto.” E Jeremias ainda disse que os pastores, " não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos" (Jeremias 10.21).

                                                                      III

Você já entrou pela porta? Ou está apenas perto dela? A porta está fechada para você? Jesus é a porta certa! Ele está esperando os pecadores arrependidos! Ela sempre está aberta para você! Entre! No entanto, não é fácil entrar pela porta. Jesus disse: “ muitos procurarão entrar e não poderão”(LC 13.24b), isto porque exige renúncia, obediência, fidelidade  e perseverança. Exige que carreguemos a cruz. O caminho que leva a uma vida eterna com Deus passa pela cruz de Cristo. Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23). Exige arrependimento quando pecarmos diante de Deus.(1 Jo 2). E muitas pessoas não querem seguir este caminho. Por isso, preferem passar ao largo desta porta. Desprezam-na. Acreditam poderem encontrar uma mais larga, mais espaçosa. Outras inventam desculpas, pois o amor pelo dinheiro e pelos prazeres do mundo, o desejo de agradar o mundo e as coisas que nele há, a má vontade em abandonar os pecados, que  impedem entrada na porta estreita.

Na verdade,  as pessoas não querem se submeter as exigências que o Senhor requer para segui-lo. Entre abandonar o pecado e abandonar o Senhor, preferem andar pelo caminho largo mesmo que isso signifique ficar sem Deus. Quem não quiser se submeter as práticas espirituais ou se esvaziar das coisas do mundo, jamais passará pela porta. Por isso, é necessário ter uma certa determinação em seguir Jesus diante de um mundo com seus encantos e ofertas, cada vez maiores e constantes. Satanás, fazendo de tudo  para impedir a nossa entrada pela porta. Não se deixe enganar por aqueles que desprezam a porta da graça de Deus em Jesus Cristo. Apesar do desprezo, a porta para o céu está aberta, o tempo da graça ainda opera sobre nós, e assim Jesus ainda pode ser achado. A porta aberta é uma oportunidade que Deus nos dá de ouvir a mensagem do evangelho e crer nele (João 10.7-9).

Lembrem-se que um dia essa porta vai se fechar, assim como no tempo de Noé. (Gênesis 7.16). A Palavra de Deus nos diz que veio o julgamento de Deus em forma de dilúvio e todos que não haviam entrado morreram. No dia do julgamento, que está por vir, a porta se fechará.(Lc. 13.24-27) Quando a porta for fechada, do lado de fora muitos vão dizer: “Senhor, abre-nos a porta”.  quem tiver entrado será salvo, quem ficar de fora, será condenado. Nesse tempo não adiantará bater, nem chorar, muito menos argumentar dizendo: Por que estamos do lado de fora? Nós sempre fizemos o que Deus queria?  Nós não profetizamos em teu nome? E em teu nome não expulsamos nos demónios? E em teu nome não fizemos maravilhas? Além disso, sempre fui a igreja; fui batizado; participava da ceia; dava o dízimo, até orava e lia a Bíblia. Porém a resposta do dono da casa, que é Jesus, é muito simples: “Não sei de onde sois vós”. E ainda  perguntarão a Jesus: Como não nos conhece? “ Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.” Mas Jesus responderá: “não os conheço, nem sei de onde vocês são. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal,”

Estimados, irmãos! Há muitas portas por onde passamos e construímos a história de nossas vidas. Todos almejam encontrar uma porta aberta para um bom estudo, para um emprego estável e promissor, para o sucesso na vida financeira, para um casamento que lhes garanta a felicidade e muitas outras. No entanto, a porta mais importante que podemos atravessar é a porta da salvação. Jesus Cristo é essa porta. Ele é a única porta, uma porta aberta, uma porta ampla, uma porta segura. Quando entramos por esta Porta  encontramos vida  com abundância. O amor que recebemos de Deus e a fé que norteará cada um de nossos passos, nos encherá de confiança e poderemos descansar tranquilos. Jesus Cristo, a Porta da vida abundante, nos protegerá contra as ciladas do mal e encherá nossos corações de paz mesmo que os perigos estejam ao nosso redor. Por isso, somos  chamados a entrar, agora. Isto significa que a oportunidade de salvação vai terminar.

ORAÇÃO: Querido Pai Celestial, nós te rendemos graças, porque um dia a porta do céu se abriu e o Teu  Filho deixou o céu, abandonou a grandeza celestial, desprezou os palácios de marfim e veio a este mundo morrer pelos pecadores, abrindo a porta da salvação. Hoje a porta está aberta, esperando os pecadores arrependidos. Um dia, porém, essa porta vai se fechar. Enquanto a porta da graça se encontra aberta, possamos entrar por ela e encontrar em Jesus a solução para os nossos problemas. Tudo isto te pedimos em nome e por amor de Teu Filho, Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário