TEXTO: GN 2.18-25
TEMA: CASAMENTO: UM PROJETO ELABORADO POR DEUS
Este texto está repleto de significado sobre a criação da mulher. Também estabelece importantes princípios e ensinamentos que moldarão no casamento e na familia. Deus instituiu o casamento para ser uma bênção e para que a família viva feliz! É um projeto perfeito que reflete o amor de Deus por nós.
O projeto de Deus começa, primeiro, a partir do momento em que Deus resolve o problema da solidão do homem. Após criar todas as coisas pelo poder de Sua palavra, fez Deus o homem, com suas próprias mãos com o pó da terra e o chamou de Adão. E o colocou no Jardim do Éden, um lugar onde havia paz, harmonia e felicidade. Mas constatou que Adão estava vivendo na solidão. Viu que ele precisava de uma companheira, pois entendia que não era bom que o homem vivesse sozinho.
Após a solidão de Adão, Deus oferece companhia adequada ao homem. Deus trouxe todos os animais diante de Adão para que ele pudesse nomeá-los. Sem dúvida, os animais passaram diante dele em pares, e, talvez Adão tenha perguntado: por que eu não tenho uma companheira? Então, Deus deu a Adão alguém com quem se relacionar, conversar, dividir alegrias, descobertas, etc.
E, finalmente, Deus proporciona a união entre o homem e a mulher. Ele ensina por meio de Sua Palavra como essa união deveria ser dali em diante. Ele disse que os dois se tornariam uma só carne. É nesta união que aprendemos o perdão, a luta contra o egoísmo, a humildade, a orar juntos, a conviver o amor. É nesta união que aprendemos a ser paciente, ter coragem, a lutar diante das dificuldades.
Após criar todas as coisas pelo poder de Sua palavra, fez Deus o homem, com suas próprias mãos com o pó da terra e o chamou de Adão. Colocou no Jardim do Éden, um lugar onde havia paz, harmonia e felicidade. Neste lugar, Deus havia dado ao homem uma posição de autoridade diante da criação. Ele fez desfilar diante do homem todos os animais do campo e todas as aves do céu, a fim de que o homem os chamasse pelos seus nomes. No entanto, mesmo havendo alegria, momentos maravilhosos, comunhão com o Senhor, companhia de todos os animais, e por mais desafiador que fosse aquele lugar, o homem não encontrou o complemento necessário que faltava em sua vida, não encontrou uma companheira, uma esposa; não encontrou uma auxiliadora semelhante a ele.
Uma coisa é certa, Deus não fez o homem para andar só pelo mundo. Por isso, há necessidade de buscarmos alguém para partilhar a vida,pois não nascemos para viver sozinhos neste mundo. Mas onde podemos procurar ajuda? Na verdade, quando estamos vivendo a solidão, procuramos diversas formas de superar a dor. Muitos buscam apoio de um psicólogo, um orientador, um pastor; outros procuram combater a solidão através das redes sociais; e ainda tem aqueles que buscam nas drogas, bebidas alcoólicas e cigarro, para superar a solidão. Mas não resolve o problema da solidão. Precisamos, sim, ajudar as pessoas a devolver um relacionamento íntimo com Deus. Precisamos olhar para a Palavra de Deus. Temos vários exemplos de personagens bíblicos que souberam superar a solidão e servem de exemplo. Jó viveu na solidão, quando perdeu os seus bens, família e saúde. João passou seus últimos dias exilado na ilha de Patmos. Elias ficou vários dias sozinho junto ao ribeiro de Querite (I Re. 17.1-7). Daniel ficou só na cova dos leões durante uma noite inteira. Paulo viu sozinho numa prisão em Roma.
Mas talvez a maior solidão tenha sido experimentada por Jesus no Getsêmani e na cruz. Ele ficou só. Os discípulos dormiram quando deveriam orar e estavam longe quando deveriam estar perto. Na cruz, Ele também estava só. Seu clamor foi: “Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?” Sendo assim, Ele nos ensina como combater e promete nos ajudar diante da solidão. Ele está sempre conosco. Não tenha medo! Isaías disse: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (43.1-2). Ele entende a sua situação que você vive. Não importa se as pessoas deixaram você, não importa o quão sozinho você esteja, Ele está contigo: “Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1.9). Busque-o, e você, pessoalmente, experimentará o amor de Deus!
No entanto, Deus precisava da matéria prima para fazer a mulher, e queria que a comunhão entre os dois fosse perfeita, por isso, resolveu tirar uma parte de Adão para fazer a sua companheira. Para tirar a costela de Adão, Deus teve de fazê-lo dormir: “Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem...” (v.21a). Diante de um sono profundo, “tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.” (v.21b). Deus poderia ter usado outro meio para criar a mulher. Ele tinha várias opções. Por que não criou a mulher da mesma forma que o homem? Ou então por que não escolheu um órgão ou outro osso que não fosse uma das costelas de Adão? De qualquer forma, este ato foi algo maravilhoso! Simplesmente, Deus tomou uma das suas costelas. Penso que há um grande significado por trás da expressão “costela.” A palavra hebraica צֵלָע significa “uma parte”, “um lado”, “uma metade”. Literalmente significa “o lado de uma pessoa”. Por isto, Eva foi tomada do “lado” de Adão, e é ao seu lado que deve ficar. Isto indica a posição que a mulher deve ocupar na vida do homem, não abaixo, nem acima. O que se observa é que Deus estabeleceu papéis distintos para o homem e a mulher, visto que ambos são peculiarmente diferentes. A diferença entre eles é complementar. Ou seja, o homem e a mulher, com suas características e funções distintas se completam.
Como é maravilhoso estar, caminhar e viver ao lado da pessoa que tanto amamos. Enfrentar problemas e momentos difíceis e oferecer o ombro para chorar nesses instantes. Comemorar conquistas e vitórias e acompanhar o planejamento de metas e sonhos sejam eles pessoais ou profissionais. Deus através de seu Filho assumiu a forma humana nos apresentando de forma clara e objetiva, que o relacionamento não é feito à distância, mas com carinho, amor e sem discriminação no relacionamento, criando barreira e afastando as pessoas que amamos. Jesus nos deu uma grande demonstração do significa estar ao lado. Ele esteve ao lado de diversas pessoas de diversas camadas sociais, sempre preocupado em estreitar os laços, para que através do relacionamento, pudéssemos conquistar as pessoas.
Deus, após ter feito a mulher, a levou até a presença de Adão e lhe apresentou: “E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lhe trouxe.” (v.22).Para acentuar a singularidade deste ato, é usado um verbo hebraico diferente בָּנָה que significa "construir,” não transformar ou fazer. Deus “construiu” da costela de Adão uma companheira criada, especialmente, para o homem. De imediato, Adão viu a conveniência desta ajudante. Ela era parte íntima dele. Ao vê-lo, demonstra imensa alegria: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne.” (v.23a). Então Adão descreve: “agora de fato”, “agora enfim”, como se sua memória estivesse recordando rapidamente as sucessivas decepções de não encontrar, em meio a todas as criaturas vivas que lhe eram apresentadas, qualquer pessoa capaz de ser uma companheira adequada para ele. Instintivamente, ele reconhece a relação dela consigo mesmo: “ Osso do meu osso e carne da minha carne.” Adão aprovou a obra de Deus, e reconheceu a profunda comunhão que havería de ter com aquela magnífica criatura feminina. Demonstrou uma tremenda expressão de êxtase e alegria naquele momento. E podemos resumir da seguinte forma: “Enfim, encontrei alguém que corresponde a mim, alguém que me completa, alguém que tira minha solidão, alguém que supre todas as minhas necessidades.”
O Senhor Deus havia trazido à realidade algo que não existia, criando algo que não havia antes feito, algo que procurava e que Adão esperava. Tudo para que ele se alegrasse, tudo para que ele fosse completo, tudo para que ele vivesse feliz. Além disso, Deus muda o nome de Adão e Eva: “chamar-se-á varoa, por quanto do varão foi tomado.” (v.23b). Literalmente será chamdo mulher, pois do homem foi tomado. De vez em quando precisamos parar e reviver este momento de ternura e beleza no casamento. É necessário frequentemente dizer ao seu cônjuge: “Querido (a), eu agradeço ao Senhor porque Ele me deu você. Você é a única pessoa que pode me completar que pode suprir totalmente as minhas necessidades”. Ninguém poderia ser tão especial, do que a pessoa que tanto amamos. Alguém que nos oferece o verdadeiro amor e a felicidade que tanto sonhamos; alguém que sempre está ao nosso lado nos momentos difíceis; alguém com seus gestos de carinho e na sua simplicidade nos ama.
III
E, finalmente, Deus proporciona a união entre o homem e a mulher. Ele ensina por meio de Sua Palavra como essa união deveria ser dali em diante; “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (v.24). Há três aspectos neste versículo: primeiro, “deixa o homem pai e mãe.” No plano de Deus, o matrimônio foi instituído para que duas pessoas pudessem viver juntas, uma completando a outra no contexto familiar. E para que possa ocorrer uma unidade é necessário uma separação, isto é, deixar os pais e buscar uma formação de um novo núcleo familiar. Segundo, “se une à sua mulher.” a palavra hebraica traduzida como "unir-se" refere-se a perseguir outra pessoa firmemente; colar, aderir, prender-se alguém.É um ato especial de juntar duas pessoas em uma só entidade, uma existência no qual os cônjuges estão apegados um ao outro.
Terceiro, “tornando-se os dois uma só carne.” No casamento, tanto homem como mulher se desvinculam dos pais para criarem uma nova unidade familiar. A expressão uma só carne significa que não há mais duas entidades (dois indivíduos), mas agora há apenas uma entidade (um casal). É nesta união que aprendemos o perdão, a luta contra o egoísmo, a humildade, a orar juntos, a conviver o amor. É nesta união que aprendemos a ser paciente, ter coragem, a lutar diante das dificuldades. Assim Deus instituiu o matrimônio. Foi tão maravilhosos que que o homem e sua mulher estavam nus e e nisto eles não se envergonhavam (v.25).
Estimados irmãos!O casamento é uma parte essencial do plano de Deus, uma instituição que foi instituída para expressar amor, compromisso, fidelidade e cuidado mútuo.Portanto, viva seu casamento segundo as normas estabelecidas por Deus. Ensine essas normas aos seus filhos. Ore para que Deus conceda amor entendimento, harmonia, paz nesta união, mas acima de tudo não deixem de buscar a Deus nos momentos de dificuldade, aprendendo a ser paciente, ter coragem, a lutar diante destas dificuldades. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário