quarta-feira, 23 de outubro de 2024

TEXTO: MC 10.46-52

TEMA:VAI, A TUA FÉ TE SALVOU

Jesus usou esta expresão em várias ocasiões. A mesma  ordem, ele também deu  a uma mulher que estava enferma: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”(Mc 5.34). E também ao leproso que foi curado:  “Levanta-te a vai a tua fé te salvou.”( Lc 17. 11-19). No  Evangelho de hoje, também encontramos um homem   cego, que foi modele de fé,  de confiança e perseverança em Jesus: “Vai a tua fé te salvou.”  A fé era algo importante na vida de Bartimeu. Foi a  fé que o levou a buscar em Jesus a resposta para seu sofrimento. A fé que o levou a crer que Jesus poderia curá-lo e não duvidou nem por um momento.  Era uma fé  inabalável, sincera e confiante que levou Jesus atender ao clamor do cego, e ainda lhe devolveu a visão.

Mas o que podemoa aprender da atitude de Bartimeu? Apresento três momentos que servem de reflexão:  primeiro, devemos  aprender a ver Jesus como o Messias e Salvador. Bartimeu reconheceu Jesus como o Filho de Davi, o Messias enviado por Deus para trazer a Salvação. Segundo,  devemos aprender a clamar a Deus em oração, confiando em sua misericórdia. Bartimeu, mesmo diante de sua deficiência visual e das dificuldades da vida, não desistiu de clamar por ajuda. Ele persistiu, mesmo quando as pessoas ao seu redor o repreendiam.Terceiro, devemos agir com fé, abandonando tudo o que nos impede de seguir Jesus com dedicação. Bartimeu nos  ensina como devemos reconhecer e proclamar nossa fé em Jesus. Também nos inspira a seguir a Jesus de todo o coração, dedicando-nos a uma vida de fé e discipulado, em  um mundo onde, muitas vezes, somos pressionados a desistir e manter a nossa fé em silêncio.

Não tenha medo de clamar por Jesus e a confiar plenamente em seu poder e misericórdia. Lembre-se que Jesus está sempre ao nosso lado, pronto para nos ajudar. Quando colocamos nossa fé em ação e buscamos a Jesus com confiança, encontramos força e coragem para superar qualquer desafio. Você tem buscado a Jesus com a mesma determinação de Bartimeu? Reserve um tempo para refletir sobre sua própria fé.

Estimados irmãos! Jesus deixou a Peréia, atravessou o rio Jordão a uma curta distância do Mar Morto, e começou a subir em direção à Jerusalém. E durante a sua caminhada,juntamente,com seus discipulos foram para Jericó. E quando estavam saindo da cidade, com uma grande multidão, encontraram o filho de Timeu, Bartimeu, um cego que estava sentado à beira do caminho, (v.46)  pedindo esmolas. (Lc 18.35). Ele vivia a sua vida na escuridão, tanto física quanto espiritual. Não via a luz desse mundo. E durante muitos anos, sem dúvida, estava acostumado a ficar assentado, sem consolo, sem esperança sozinho, abandonado, pedindo esmolas, dependendo da bondade, caridade e da compaixão de outras pessoas. Um cego que perante a sociedade da época não tinha valor algum e era excluido da sociedade. Sendo  desprezado, não tinha escolha, senão mendigar.

Que situação miserável vivia Bartimeu! Mas  ele sentia que   precisava de ajuda. Então, quando soube que Jesus estava por perto, percebendo a aglomeração que Jesus causava ao passar, tomou uma posição e começou a clamar por ajuda: “Jesus, Filho de Davi.”(v.47a). Diante da sua situação,Bartimeu reconhece em Jesus,como o “Filho de Davi.” Mas para ele, apesar de ser um título messiânico, evocava a ideia de um Messias conquistador, um Rei da linha de Davi, que levaria Israel à recuperação de sua grandeza como povo. Mas  esta concepção sobre Jesus era muito inadequada. Contudo,tinha algo que era mais importante em sua vida: a sua fé. Ele demonstra confiança em Jesus sob três aspectos: primeiro,ele não identifica o pai biológico de Jesus, mas descendente de Davi, Segundo, não eram somente um chamamento, mas uma declaração de sua fé em Cristo. Terceiro, quando  reconhece Jesus sendo o “Filho de Davi,” suplica ajuda: “tem comapixão de mim!”(v.47b). A expressão“compaixão”  significa ajudar alguém  que está aflito ou que busca auxílio. Isto significa que passou a demonstrar confiança e perseverança em Jesus. Somente Jesus poderia curá-lo.

No entanto, Bartimeu enfrentou obstáculos. Além de suas limitações, pois era cego, foi reprimido para que ficasse quieto. Diz o texto: “ E muitos o repreendiam, para que se calasse.”(v.48a). Mesmo diante dessa atitude, ele não desistiu. Ele continuou clamando, demonstrando uma fé persistente e inabalável: “Jesus Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”(v.48b). Ele acreditava que Jesus poderia curá-lo e não duvidou nem por um momento. A sua confiança foi perseverante, mesmo diante das dificuldades.  Atitude de Bartimeu é um exemplo de como devemos buscar a Jesus com fé e determinação. Persistir e clamar por Jesus, acreditando que Ele pode nos ajudar, pois como filhos de Deus defrontamos com tantos problemas. São tanto problema que ao olharmos a nossa volta, não sabemos o que fazer. Nessas horas temos muitas razões  para clamar ao Senhor por compaixão. E somente Ele pode nos ajudar, pois sempre está atento às nossas súplicas, Você já clamou alguma vez por compaixão?

Ao demonstrar confiança e perseverança, ele foi recompensada pelo próprio Jesus. Ele ouviu o clamor de Bartimeu. Então, parou e disse: “ Chamai-o.”(v.49a). Então, Jesus ouviu o apelo do homem cego e pediu que às pessoas o chamassem. Elas que ,anteriormente, tinham lhe repreendido por importunação, agora tiveram que lhe dizer: “Tenha bom ânimo! Levanta-te, Ele te chama” (v.49b). O cego Bartimeu não hesitou e ,prontamente, respondeu ao chamado de Jesus: Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.” (v.50). A sua resposta ao chamado foi imediata e determinada quando escutou a voz de Jesus, que o chamava para vir até ele. De modo que atirou com ímpeto sua capa, que o impedia de mover-se com prontidão, e deu um salto, um gesto de confiança total nas palavras de Jesus. Precisou  sair de sua inércia na beira do caminho e tomou a decisão de ir até Jesus. Novamente,Bartimeu demonstrou confiança e perseverança em Jesus. Esta decisão foi uma atitude de fé.Há muitos que ouvem o chamado de Jesus, mas não respodem de maneira imediata. E,assim, perdem a grande oportunidade de ter um encontro com Jesus. Precisamos deixar as capas das aparências para seguir somente Jesus, abandonando o nosso passado para ter uma nova vida

Jesus continua testando a fé de Bartimeu. Ele faz uma pergunta muito importante: “Que queres que eu te faça?” (v.51a). Quando Jesus fez esta pergunta, Jesus deu a ele a oportunidade de expressar sua fé e seu desejo de ser curado. Bartimeu respondeu prontamente, deixando claro aquilo que ele mais queria em sua vida: recuperar a visão. Ele, então, respodeu: Mestre, eu torne a ver.” (v.51b). E Jesus, em sua infinita misericórdia, atendeu ao seu pedido. Com compaixão, tocou os olhos de Bartimeu, e ,imediatamente, ele recuperou a visão. Imaginem a alegria, a gratidão e o espanto de Bartimeu ao ver o mundo ao seu redor pela primeira vez!  Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou.”(v. 52 ). Jesus garantiu que a sua fé o havia curado. E o resulta foi que ele, imediatamente, começou a seguir a Jesus.

A história não termina com a cura de Bartimeu. Ele não apenas recuperou a visão, mas também teve uma transformação espiritual que mudou a sua vida para sempre.era muito mais que isto, era uma mudança absoluta, completa e coroada com sua salvação. Isto foi possível, porque  Deus nos curou da cegueira espiritual,  na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, que nos reconciliou com o Pai. Ele sofreu, morreu e ressuscitou. Pagou a dívida do homem com o seu precioso sangue na cruz do Gólgota. Sacrificou sua vida como cordeiro inocente para obter em favor dos culpados o eterno perdão.

Mas o que podemoa aprender da atitude de Bartimeu? Ele nos  ensina como devemos reconhecer e proclamar nossa fé em Jesus. Ele também nos inspira a seguir a Jesus de todo o coração, dedicando-nos a uma vida de fé e discipulado, em mundo onde, muitas vezes, somos pressionados a desistir e manter a nossa fé em silêncio. Não tenha medo de clamar por Jesus e a confiar ,plenamente, em seu poder e misericórdia. Lembre-se que Jesus está sempre ao nosso lado, pronto para nos ajudar. Quando colocamos nossa fé em ação e buscamos a Jesus com confiança, encontramos força e coragem para superar qualquer desafio. Você tem buscado a Jesus com a mesma determinação de Bartimeu? Reserve um tempo para refletir sobre sua própria fé.

Estimados irmãos! A história da cura de Bartimeu nos lembra do amor, compaixão e poder de Jesus. Sua resposta ao clamor de Bartimeu nos encoraja a sermos persistentes em nossa fé e a confiar plenamente em seu poder para nos transformar. Que possamos, como Bartimeu, reconhecer nossa necessidade, clamar por misericórdia, responder ao chamado de Jesus e seguir e seu caminho, sendo  testemunhas vivas de sua graça e poder. Que, ao meditarmos sobre essas lições, possamos aplicá-las em nossas vidas diárias e, assim como Bartimeu, possamos experimentar a maravilhosa graça e cura que Jesus tem reservado para cada um de nós.Amém!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário