TEXTO: NM 6.22-27
TEMA: DEUS QUER ABENÇOAR O SEU POVO!
Final de mais um ano! Alegrias, tristezas, realizações e conquistas fizeram parte na vida de muitas pessoas durante 2024. O simples fato de olharmos para trás e avaliarmos o ano que termina, mexe com nossas emoções. Afinal, perdemos, ganhamos, festejamos e derramamos lágrimas. Foram tantas frustrações, pois os nossos planos não deram certo. Contudo, o mais importante é refletir o quanto Deus nos abençoou e nos protegeu, e pensar que para alcançar os nossos objetivos, para chegar ao final da nossa caminhada foi preciso superar os obstáculos com muita fé e perseverança. Aliás, a vida é cheia de obstáculos, pois nunca na vida estamos totalmente em paz, sempre alguma coisa nos incomoda quer no trabalho, quer na vida familiar, quer no aspecto financeiro. Apesar dos obstáculos, a nossa missão foi cumprida em 2024.
No entanto, um novo ano se aproxima, e com ele almejamos novos desafios, velhos sonhos e aspirações. Mas como vamos terminar este ano e iniciar o ano de 2025? Será que estamos preparados para novos desafios que virão em 2025? Muitos acreditam que sim! São pessoas que procuram opções que lhe traga segurança sobre um futuro incerto, através de horóscopos, mapas astrais, videntes, tarô, jogo de búzios, quiromancia e tantas outras opções. Outras para garantir um ano novo, realizam os mais diversos rituais. Usam roupa nova na noite da virada, comem lentilha. São supersticiosos e seguem algumas tradições e simpatias para garantir sorte, amor e prosperidade.
No entanto, não é a melhor atitude neste momento para o início de um novo ano. O que precisamos são palavras de fortalecimento e disposição de ir adiante. Definir onde estamos apoiando a nossa confiança e esperança. Precisamos também pensar nas responsabilidades, desafios, metas, compromissos, conflitos a serem enfrentadas no novo ano. Talvez, o mais importante seja a disposição para abraçar 2025 com firmeza e otimismo. É evidente que Deus não pode ficar fora nesta caminhada, uma vez que, o ano que inicia é terra desconhecida. Por mais que nos esforcemos, não podemos saber o que está a nossa espera e o que nos atingirá no percurso deste ano de 2025. Mas sejam quais forem os obstáculos, não podemos perder as metas de vista, é preciso ter ânimo! É preciso renovar a disposição de seguir em frente, de revigorar o otimismo de continuar a caminhada. E a melhor forma de começar o ano é com a Palavra de Deus. É através da Palavra de Deus que aprendemos a tomar atitudes, que agradam a Deus neste novo que se inicia. É através da Palavra de Deus que aprendemos a forma como estamos conduzindo nossas vidas diante dos homens e, principalmente, do Senhor.
O texto de hoje tem muitos ensinamentos a nos transmitir. Ele fala da bênção sacerdotal, bênção que o Senhor ordenou a Moisés que instruísse Arão e seus filhos sobre o modo correto de como deveriam proceder ao abençoar o povo de Israel: “Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os israelitas: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o Seu rosto e te dê a Sua paz...”. Esta é a bênção que recebemos dominicalmente no culto. Ela apresenta promessas que tem um profundo conteúdo e significado para o ano que hora inicia. Primeiro: “O Senhor te abençoe e te guarde”. (v.24). É a garantia da segurança e proteção de Deus para com o seu povo. Aconteça o que acontecer, seja de dia ou de noite, Ele sempre irá nos proteger, irá cuidar dos nossos passos em todos os momentos de nossa vida. Você pode usufruir desta proteção de Deus. Veja o que disse Davi: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.5).
Segundo: “O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.” (v.25). É a forma como Deus se apresenta. Ele olha favoravelmente para o seu povo, ou seja, o rosto de Deus voltado em direção a alguém significa sua presença no sentido de um relacionamento próximo e íntimo. Isso só é possível por sua infinita misericórdia, que por sua graça derrama o perdão. Terceiro: “O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. (v.26). Quando alguém desfruta da bênção, da proteção, da misericórdia e de um relacionamento especial com Deus, o resultado não pode ser outro se não a paz. Esta paz é a certeza de que o seu povo vencerá as batalhas e os conflitos. Mas essa paz não é apenas a simples percepção humana de paz, como sendo meramente a ausência de problemas e discórdias, mas é um estado sublime de bem-estar que repousa apenas sobre aqueles a quem a bênção de Deus é derramada. Deus nos dá atenção e está sempre tomando conta de quem O ama. Ele não abandona na hora da dificuldade (Salmos 23.4). Podemos viver em paz porque nosso Deus tem seu rosto virado para nós!
Deus também quer abençoar o seu povo do presente século, pois a mesma bênção que Deus concedeu a Abraão e sua descendência, também se estende, aqueles que creem em Deus, pois o Senhor nos escolheu para sermos seus filhos, mediante Jesus Cristo que morreu na cruz para nos salvar. Este ato de amor, Deus demonstra através de sua Palavra. Ele nos concede bênçãos materiais, como a saúde, a comida, as vestes, o lar, e nos concede salvação. Por isso, rogamos a Deus que nos abençoe, ilumine nosso caminho, afastando de todos nós o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante. Tenhamos força e tranquilidade para enfrentarmos as tormentas que hão de vir e que os sentimentos de coragem, superação e justiça possam estar presentes em nossos novos dias.
Portanto, que o nosso caminhar seja um momento de felicidade, e que todas as nossas decisões sejam feitas com muita sabedoria. Muito sucesso e que Deus nos proteja e nos guarde, na esperança de estarmos juntos em 2025! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário