TEXTO: MC 11.1-1O
TEMA: SAUDEMOS A CHEGADA DO REI JESUS!
O nosso texto para este, Primeiro Domingo no Advento, encontramos em Marcos 11.1-1O, que tem como tema: “SAUDEMOS A CHEGADA DO REI JESUS!”Apresento aqui dois motivos: Primeiro, porque Ele é o nosso verdadeiro Rei.Ele não é um rei deste mundo ( Jo 18. 36). É um Rei que entrou em Jerusalém de forma humilde em um jumento, não em um cavalo empinado, não em vestes reais. Ele não vem para conquistar pela força como os reis terrenos, mas pelo amor, graça, misericórdia e seu próprio sacrifício pelo seu povo. Ele é Rei de um reino muito maior que todos os impérios que já existiram, existem e os que ainda estão por vir. Desse modo, confessamos que o Senhor Jesus é o nosso verdadeiro Rei, o Senhor de nossas vidas, pois Ele merece toda a nossa honra, glória e louvor.
Segundo, porque é tempo de aguardar a vinda do nosso Rei Jesus e preparar uma grande recepção,conforme o povo de Jerusalém, recebendo-o com o mesmo ardor e entusiasmo, juntando as nossas vozes: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas”! É tempo de preparação,pois Jesus virá e reunirá todos os povos da terra diante Dele e separará os bons dos maus, as ovelhas dos cabritos.
I
O texto afirma que Jesus estava a caminho rumo à grande cidade de Jerusalém. Não era a primeira vez que Ele ia à esta cidade. As Escrituras registram seis visitas que Jesus fizera antes de sua entrada em Jerusalém, pela última vez. Entretanto, esta entrada em Jerusalém, era uma ocasião especial. Entraria para salvar a cidade e seus moradores, chamando-os ao arrependimento. Por esta razão, Jesus faz sua entrada publicamente, fazendo com que o povo aclamasse e falasse da grande missão que o levava até ali. E de acordo com a finalidade e a importância de sua presença em Jerusalém, ao contrário das vezes anteriores, cogita de preparativos especiais para sua entrada.
Antes de chegar a Jerusalém, Ele escolhe dois discípulos para enviá-los a Betfage. Neste lugar os discípulos encontrariam um jumentinho. E a ordem de Jesus era muito simples: “desprendei-o e trazei-o” (v.2). Jesus dá uma demonstração de Seu poder. Não hesita em mostrar aos discípulos quem Ele era. Mostra através de Suas palavras grande autoridade, pois é o Senhor quem fala e autoriza. Por isso, não há qualquer questionamento da parte dos discípulos. Simplesmente,Jesus diz: “Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui.” (v.3). Literalmente: “O Senhor necessita dele”. E de fato, tudo ocorreu como Jesus tinha dito. Eles simplesmente obedecem à ordem do Senhor.
Os discípulos encontraram o animal e, sem problemas o trouxeram.(v.4). Colocaram em cima dele as suas vestes e Jesus o montou.(v.7), Jesus se prepara para entrar em Jerusalém de forma humilde, manso, brando, pacifico. Esta foi a maneira como Jesus entrou em Jerusalém. Não como os grandes reis e conquistadores triunfantes depois de uma batalha, ou de um cortejo real cheio de luxo, mostrando seus escravos e conquistas. Não como um conquistador militar ou libertador político. Ele não vem para conquistar pela força como os reis terrenos, mas pelo amor, graça, misericórdia e seu próprio sacrifício pelo seu povo.
A entrada triunfal de Jesus, como verdadeiro rei, causou um momento de jubilo, alegria e de louvor. Os discípulos e numerosa multidão rendiam homenagens espontâneas a Jesus, que se encaminhavam triunfalmente à Jerusalém, preparando-lhe uma passagem ou caminho com as próprias vestes e com ramos que cortavam de árvores e espalhavam pelo caminho.(v.8). Era o delírio do povo gritando, clamando em alta voz: “ Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!” (vv.9 e 10). Significa salve-nos, por favor, te imploramos. Era um grito de exaltação, exclamação de louvor a Deu, entoado em reconhecimento ao messianismo de Jesus em sua entrada em Jerusalém.
Jesus entra em Jerusalé,de forma triunfal como um Rei e é aclamado pelo povo como tal, de acordo com os costumes da época. Mas quem é este que entra em Jerusalém em marcha triunfal, aclamado pelo povo numa exaltação, como a história da cidade não registra há tempos? Quem é este rei que devemos prestar honra e louvor neste período de Advento? Este é o Reis dos reis, o Senhor dos senhores. O verdadeiro Rei que desce de seu trono e veio ao mundo. Nasceu na humilde estrabaria e morreu por nós. Entregou-se humildemente naquela cruz, suportou toda ignomínia, toda humilhação, todas as chicotadas, blasfêmias, acusações, provocações, traições, abandono, os pregos, a coroa de espinhos, a cruz, tudo para nos salvar. Todos estes aspectos demonstram que o seu reino não é terreno. Ele não é um Rei deste mundo (Jo 18. 36).Desse modo, confessamos que o Senhor Jesus é o nosso verdadeiro Rei, o Senhor de nossas vidas,pois Ele merece toda a nossa honra, glória e louvor.
II
Já estamos no tempo do Advento. Ele é marcado por um momento de expectativa: o Senhor que vem! Jesus que veio e que vem. Portanto, são dois momentos fortes de reflexão, dos quais devemos nos preparar.Quem nunca se preparou para alguma ocasião importante? Penso que a maioria das pessoas já se dedicaram a um determinado tempo de preparação. Aliás, a preparação do ser humano é algo fundamental e necessário em todos os setores da sociedade. As pessoas se preparam para uma determinada viagem. Os alunos se preparam para ter um bom desempenho no Enem. O atleta se prepara para que possa ter o melhor rendimento possível. O professor se prepara ao planejar as suas aulas para que possa atingir os seus objetivos. Na política, uma determinada cidade se prepara para receber uma autoridade. Muitas honras são atribuídas. A cidade passa por uma limpeza geral. O povo sai às ruas para saudá-lo e dar um aperto de mão
Na vida espiritual também ocorre a mesma coisa. Há necessidade de nos preparmos.Abrir as portas dos nossos corações para que Cristo possa entrar! De nada adianta receber Jesus com ramos de árvores e túnicas, e não compreender a que veio. Sabemos que em muitos lares, as pessoas estão se preparando com decorações, publicidades, ensaios de teatro, arrumação do presépio e a compra de presentes. São ações que nos lembram que o Natal está chegando.No entanto, a principal preparação neste período de Advento é a espera da vinda de Jesus, quando a Igreja se prepara para o nascimento de Jesus Cristo, partilhando a fé e a esperança do povo nas promessas de Deus,e da mesma forma a segunda vinda de Cristo.
Será que estamos preparados para a segunda vinda de Jesus, a parúsia? Estamos aproveitando a oportunidade que Deus nos concede? Infelizmente, há muitos que não se preparam para receber Cristo, pois com a demora de sua vinda, se entregam ao sono espiritual, tornam-se indiferentes e incrédulos. Os escarnecedores dizem: “Onde está a promessa da sua vinda?” (2 Pedro 3.4). A resposta para essa pergunta se encontra no versículo 8 e 9: " Há, todavia, uma coisa, amados, que não devemos esquecer: que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânime para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro).
Enquanto aguardamos a vinda de Cristo, vamos pensar no significado do Advento, uma vez que muitas pessoas desconhecem o significado deste maravilhoso período que estamos vivendo. Muitos comemoram este período com muitas bebedeiras e comilanças. Quando na verdade é um período de esperança. Tempo de crer e confiar que o Senhor irá realizar suas promessas para nossas vidas. Tempo de iniciar uma nova caminhada, andando nos caminhos do Senhor. Tempo de aguardar a vinda do Senhor. Precisamos resgatar este verdadeiro sentido. Por isso, vamos nos preparar para receber o Senhor, a fim de escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do homem. De forma? vigiando e vivendo uma vida santificada neste mundo. Jesus virá e não tardará!
Estimados irmãos! O momento que antecede o Natal deverá ser para nós, cristãos, um tempo de preparação para recebermos o Salvador.É a Ele que devemos dar a nossa honra, glória e louvor. Ele virá! Deus é fiel as Suas promessas! O que se espera acontecerá ! Lembre-se: Deus vem para nos julgar. Enquanto, aguardamos a sua vinda, o preparo deve ser constante: vigiando constantemente e vivendo uma vida santificada com Deus. Portanto,Jesus nos convida para acompanharmos todos os seus passos no decorrer do período do Advento.Preparemos-nos para recebê-lo em nossos corações. Como tem sido a sua preparação neste periodo de Advento? Amém