quinta-feira, 3 de abril de 2025

TEXTO: SL 148

TEMA: SOMOS CONVIDADOS A LOUVAR AO SENHOR!

O autor deste salmo é desconhecido. Trata-se de um cântico, um convite a todas as partes do universo para louvar ao Senhor. Louvar ao Senhor significa admirar, falar bem, elogiar, engrandecer. O salmista deixou bem claro o  que foi criado por Deus, devemos louvá-lo. Louvar quando admiramos os atributos do Seu caráter, isto é, fidelidade, bondade, amor, longanimidade, retidão, justiça, misericórdia.Louvar quando agradecemos a Deus pelas suas muitas dádivas, e quando reconhecemos as maravilhosas virtudes do Senhor.  E qualquer um pode fazer isto. Ninguém deveria ficar de fora. Ninguém deveria ser resistente ao convite para louvar ao verdadeiro Deus, pois este é um Salmo que celebra o louvor ao Criador de todo o universo.

No entanto, em meio a tanta angústia, fome, desemprego, insegurança, doenças, calamidades, perseguições, que essa vida nos proporciona, ainda, sim, somos convidados a louvar ao Senhor, pois temos muitos motivos. Motivos para nos dobrarmos diante de Deus, a fim de adorá-lo por sua graça salvadora em Cristo Jesus. Motivos para louvar ao Senhor com gratidão, reconhecendo que Deus é o Senhor de tudo. Motivos para louvar com muita alegria, com ações de graças ao Senhor. Ele merece o nosso louvor com hinos e cânticos espirituais, diante das grandezas das Suas obras, todas feitas para nós, com amor, sabedoria e perfeição. Sendo assim, somos convidados a louvar ao Senhor. E você, tem louvado a Deus por tudo o quanto tem recebido?

Estimados irmãos! Todo o universo é convidado para louvar ao Senhor. Primeiramente, o louvor começa nos céus com os anjos. Aqueles que habitam e ministram junto com o Senhor, e que estão nas regiões celestes, de todos os níveis e ordens para louvar ao Senhor. Eles foram criados para esse fim. Eles precisam dar-lhe a devida honra ao Senhor em todo o tempo. (v.2). Eles adoram a Deus com os mais altos louvores,  olham  e veem Nele o mais puro motivo para adorá-lo.

 Dentro do conceito de louvar ao Senhor desde os céus, também, aqueles que estão acima da superfície terrestre, devem louvar ao Senhor: o sol, a lua, as estrelas. (v.3); os céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento”. (v.4). O motivo pelo qual o Senhor deve ser louvado desde os céus se encontra nos versículos 5 e 6: qualificar a criação do Senhor,ou seja, considerar ,crer, aprovar.Sendo assim, o salmista afirma que todos devem louvar esta obra da magnificência da criação. Não  somente no ato da sua formação, mas na manutenção da sua existência.Ele apresenta quatro motivos pelos quais o Senhor mantém a Sua criação: Primeiro, “louvem ao nome do Senhor”, isto é, deixe-os louvar ao próprio Senhor. Segundo, “mandou ele, e foram criados”. Ele mostrou seu grande poder meramente falando, e eles surgiram imediatamente. Terceiro, “e os firmou para todo o sempre.” Ele os fez firmes, estáveis, duradouros, eterno. Quarto, “fixou-lhes uma ordem que não passará”. São regulados e mantidos dentro de seus limites por suas leis.

Se a primeira parte exigiu louvor a Deus nos céus, a segunda exige que o louvor seja promovido também na terra. Então, Deus também conclama a natureza para louvá-lo. O salmista começa com as profundezas da terra e se refere a todas as formas de vida, animadas e inanimadas. Como, por exemplo, monstro marinhos e abismos (v.7); fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos (v.8); montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros (v.9); feras e gados, répteis e voláteis (v.10). É evidente que esses seres não podem exercer uma ação pessoal como de louvar ao Senhor. Não falam palavras e não tomam decisões. Embora não falem, suas palavras vão até os confins da terra e, silenciosamente, cantam louvores a Deus, ao expressarem quão glorioso é Deus, revelando quem Ele é por meio da criação (Sl 19.1-4). Glorificam a Deus ao demonstrar seu poder e seus atributos (Salmo 19.1-6; Romanos 1.20). A natureza demonstra o poder de Deus.

Ele também convida todos da esfera dos seres humanos para louvar ao Senhor: os reis, os governantes, as autoridades e todo o povo; rapazes e moças, velhos e crianças são chamados para louvar ao Senhor. (vv.11,12). Interessante que o homem sempre está acostumado a receber honra em vez de concedê-la. Está acostumado erguer troféus pelos seus feitos e pelas suas habilidades. Sempre exaltou, enalteceu e orgulhou-se das suas qualidades, de seus feitos e de suas características, mas, agora, é convidado para louvar ao Senhor. E a razão é descrito pelo salmista: Ele deve louvar o nome do Senhor, porque somente o seu nome é excelso, ou seja, é sublime, eminente, elevado, e porque a sua majestade está acima da terra e do céu. (v.13).

O salmista afirma que o Senhor vem, sobretudo, ao encontro de seu povo e lhe oferece ajuda. Um povo que foi humilhado, perdeu sua herança e passou a morar longe de sua Pátria e do Templo. Mas assim que o povo se arrependeu, Deus lhe concedeu a oportunidade para voltar à Jerusalém e iniciar uma nova vida de louvor e adoração ao Senhor. Agora, o Senhor estava próximo das suas criaturas e vem, sobretudo, para ajudá-las. Por isso, há um motivo peculiar para louvar ao Senhor, porque Ele "exalta”, isto é, proporciona-lhes a honra e o poder. Sua força lhe permite conferir benefícios ao seu povo.

Hoje, neste mundo materialista, consumista são poucos aqueles que atendem consciente e voluntariamente ao convite para louvar ao Senhor. Boa parte resiste ao convite por viver em plena rebeldia contra o Senhor, ou estão ocupados com outros afazeres. A verdade é que ocupamos o nosso tempo muito mais com outras coisas, do que com o louvor e a gratidão ao nosso Deus. Normalmente, olhamos para os nossos feitos e para as dificuldades da vida que enfrentamos diariamente: angústia, fome, desemprego, insegurança, doenças, calamidades, perseguições que essa vida nos proporciona. E ,assim , nos esquecemos de agradecer e louvar a Deus.

A verdade é que em meio a todas as nossas dificuldades, somos convidados a louvar ao Senhor, pois temos muitos motivos. Há muitas coisas maravilhosas que Deus criou e que podemos agradecer e louvar ao Senhor.Louvar por causa do seu esplendor, glória, majestade, a sua criação; por todos os seus atos de livramento em nossa vida, e o cuidado para conosco, dia após dia, tanto material como espiritual.Tudo isto, já é uma grandiosa razão para louvarmos e bendizermos o seu nome.Ele merece o nosso louvor com hinos e cânticos espirituais, diante das grandezas das Suas obras, todas feitas para nós, com amor, sabedoria e perfeição.

No entanto, a salvação é a maior obra e o motivo de agradecermos e louvarmos ao Senhor. Ele pagou pelos nossos pecados, para nos reconduzir a Deus. A partir daquele momento a nossa dívida estava paga, os nossos pecados foram perdoados, dando a nós a vida eterna. Agora, há perdão para os pecados, há reconciliação entre o homem e Deus, há uma realidade de vida eterna.  Agora, estamos livres das trevas e de todos os horrores que as trevas engendram,  livres de toda malignidade e de todos os dardos inflamados do diabo. Por isso, a morte de Jesus na cruz é a maior demonstração do  nosso louvor a Deus por nós e a redenção da humanidade (João 3.16). Jesus morreu na cruz, mas não permaneceu morto. Ele ressuscitou. Ele venceu e nós também a venceremos, e nos encontraremos com Cristo na vida eterna. Somos "mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Romanos 8.37). Cristo é "as primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15.20),

Portanto,  somos convidados a louvar ao Senhor! Louvar com alegria e gratidão, reconhecendo que Deus é o Senhor de tudo. Louvar com ações de graças ao Senhor. Ele merece o nosso louvor com hinos e cânticos espirituais, hoje, amanhã e eternamente.E você tem, louvado a Deus por tudo o quanto tem recebido?  Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário