quinta-feira, 29 de maio de 2025

TEXTO:  SL 100.4-5

TEMA:  JELB, 100 ANOS DE BÊNÇÃOS!

Que bênção maravilhosa alcançar 100 anos de existência! Este marco representa um momento histórico e profundo significado para os jovens da JELB. É uma jornada de vida repleta de experiências ricas e narrativas para compartilhar. É um testemunho de um centenário de transformações, aprendizados e vivências únicas. Isto signfica uma grande oportunidade para reconhecermos e expressarmos nossa gratidão pelas bênçãos recebidas. Em suma, trata-se de uma ocasião especial que merece ser celebrada, relembrando os fatos históricos do passado, vivenciando o presente e projetando o futuro.   Para este momento, escolhi o Salmo 100.4-5: “Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor dura para sempre; a sua fidelidade permanece por todas as gerações."  É um texto significativo para este 100 anos da JELB. Ele reflete um convite à gratidão pela bondade, misericordia e fidelidade de Deus ao longo da sua existência.

                                                                      I

Estimados jovens! Neste texto, o salmista revela três características divinas que, sem dúvida, nos deixam admirados diante de tamanha grandeza que Deus tem realizado em nossas vidas. Ele apresenta três motivos, pelos quais devemos agradecer a Deus. O primeiro motivo é a bondade de Deus: “Porque o Senhor é bom” (v.5a). A bondade de Deus é proeminente na Bíblia. Ela  nos fala que a bondade de Deus é uma de Suas principais qualidades ou atributos. Faz parte da essência de Deus ser bom e generoso. Essa bondade pode ser vista nas obras que Ele fez e no amor que tem manifestado pela humanidade, ao criar, sustentar e oferecer reconciliação em Jesus Cristo. Ela é eterna, infinita, ilimitada e abundante. Enquanto, os seres humanos possuem uma bondade, mutável e limitada;  ao contrário, Deus que é imutável e é sempre bom!

Como é maravilhoso saber que Deus é bondoso! Saber que essa bondade nos seguirá todos os dias da nossa vida.   Sem dúvida, ela desempenha um papel importante no desenvolvimento e bem-estar dos jovens, oferecendo uma base sólida em diversos aspectos, especialmente, em uma época repleta de incertezas sobre o futuro, que muitos jovens enfrentam. Assim, a confiança na bondade de Deus torna-se uma fonte de conforto, força e resiliência, auxiliando os jovens a superar obstáculos, enfrentar adversidades e encontrar apoio em momentos de necessidade. Além disso, podem também inspirar os jovens a serem compassivos, generosos e se envolverem em ações de serviço na igreja. Eu pergunto:  Como a bondade de Deus tem se manifestado em sua vida, estimado jovem? Tem proporcionado conforto e orientação em meio às aflições que enfrenta? Lembre-se que não há mérito nenhum para merecer a bondade de Deus. Toda  a expressão de amor, misericórdia e favor imerecido, provém de Deus para nós. Ele mesmo pagou o preço e concede, gratuitamente, a sua bondade (reconciliação, perdão, salvação, vida eterna).  Cabe a nós refletir e aceitar pela fé, a fim de permanecer na sua bondade.

                                                                   II

O segundo motivo: “O Senhor é misericordioso para sempre” (v.5b). Há muitos textos bíblicos que descrevem a grande misericórdia de Deus. Jeremias a descreve assim: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3.22, 23). A maior revelação da misericórdia de Deus ocorreu quando Ele enviou Seu Filho, que morreu na cruz por nós. O sacrifício de Jesus pela humanidade é uma fonte incessante de esperança, demonstrando que a misericórdia de Deus é infinita e sempre acessível. Davi também enfatizou a importância de clamar por misericórdia a Deus em tempos de dificuldade e incerteza. Ele buscou refúgio em Deus durante momentos de perseguição e perigo: “tem misericórdia de mim” (Sl 57.1).

Muitos jovens hoje se encontram imersos em dúvidas e incertezas sobre diversos aspectos da vida. São tantas interrogações que emergem na vida de muitos jovens. Eles indagam: Qual é o sentido da minha vida? Quem sou eu? Qual é o meu lugar no mundo?  Esta é uma realidade presente na vida de muitos jovens  em todo o mundo.  Diante dessas indagações e incertezas, muitos jovens acabam  se desviando por caminhos tortuosos. E sem um senso claro de propósito, podem sentir-se desorientados, vagando de uma experiência a outra sem um objetivo definido. O que frequentemente resulta em ansiedade, depressão e outros problemas emocionais. Quando os caminhos escolhidos se tornam destrutivos, é fundamental que os jovens recebam apoio e orientação adequados. Essa assistência pode provir de diversas fontes: família, instituições educacionais, líderes religiosos, psicólogos, terapeutas e psiquiatras podem oferecer o suporte necessário.

No entanto, embora o apoio seja importante de amigos e instituições, não se compara com ajuda que vem do Senhor.  Ele revelou esta misericordia com paciência e amor para com o seu povo. Ela se manifestou na libertação, no perdão e na promessa de restauração, oferecendo consolo e esperança em meio às dificuldades da vida. Deus continua também agindo ainda, hoje, desta forma na vida de muitos jovens.  E para muitas jovens, a misericordia do Senhor é uma fonte  de consolo , especialmente, em momentos de dificuldade, incerteza e dor. O Senhor usa sempre de misericórdia para com os jovens, concede  sempre uma nova oportunidade para começar tudo de novo.Ao serem tratados com misericórdia, os jovens aprendem a estender essa mesma gentileza aos seus semelhantes, desenvolvendo uma consciência social e um desejo de ajuda aqueles que estão sofrendo, para que possam se sentir acolhidos e valorizados.

                                                                 III

 E finalmente o terceiro motivo: o Senhor é fiel. O salmista aponta as promessas de Deus e a certeza de que o Senhor sempre  cumpre o que diz: “e de geração em geração a sua fidelidade.” (v.5c). Ele nunca volta atrás em suas promessas. Suas palavras são sempre verdadeiras. Mesmo que  venhamos a falhar e a mudar, o Senhor continua o mesmo. Paulo afirma que “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2.13). Ele foi fiel com os israelistas durante milhares de gerações, protegendo-os e guardando-os em toda sorte de adversidade. Sempre que eles clamavam por ajuda, Ele vinha em socorro deles. Ele jamais abandonou os Seus filhos ou se esqueceu da promessa que tinha feito a eles (Dt 4.30-31). Por outro lado, o povo, incontáveis vezes, traiu a misericordia do Senhor: desprezaram os Seus mandamentos, entregaram-se à prostituição e idolatria a outros deuses (Os 4.12).

A Biblia possui vários exemplos de pessoas que confiaram nas promessas de Deus, e que servem de exemplo para os jovens. José vendido como escravo em sua juventude,  permaneceu fiel a Deus em meio a muitas provações. Deus o exaltou e o usou para salvar sua família e uma nação inteira (Gênesis 37-50). Desde cedo, Samuel serviu a Deus fielmente e se tornou um grande profeta em Israel (1 Samuel 1-3). A fidelidade de Deus o capacitou a ouvir Sua voz e liderar o povo. Davi demonstrou fé e coragem em Deus ao enfrentar Golias (1 Samuel 17). A fidelidade de Deus o acompanhou em sua jornada para se tornar rei. Daniel em uma cultura estrangeira e sob pressão para abandonar sua fé, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego permaneceram fiéis a Deus (Daniel 1-3). A fidelidade de Deus os livrou do perigo e os honrou.Timóteo foi um exemplo de fidelidade e serviço no ministério (1 Timóteo 4:12). Paulo o encorajou a perseverar na fé.

Como é maravilhoso saber que o Senhor é fiel  de “geração em geração”.  Isto traz consigo várias implicações significativas e reconfortantes para o jovem. Primeiro, sendo Deus fiel, às bênçãos, às promessas e o cuidado de Deus não se limitam a uma única geração, mas são transmitidos e experimentados por aqueles que vêm depois. Ela atravessa o tempo e as mudanças da história humana, oferece um profundo senso de segurança. Segundo, podemos ter confiança de que o Deus, que  sustentou o seu povo, também cuidará de todos os jovens. E cada jovem desta geração que experimenta a fidelidade de Deus se torna um testemunho vivo dessa verdade para a próxima geração. Enfim, saber que a fidelidade de Deus, diante da incerteza ou dificuldade, traz consolo e paz na vida do jovem. É a promessa de um Deus que nunca nos abandona.

                                                                      IV

Celebrar o centenário  da JELB é, de fato, reconhecer o quanto Deus é bom, misericordio e fiel. Quando refletimos sobre estes atributos ,torna-se necessário agradecermos a Deus. Agradecer, pois no percurso desses anos o Senhor foi bom, misericordioso e fiel. É como se cada ano de existência da JELB, tivesse sido marcado por inúmeras bênçãos. No passado, com certeza, muitas jovens, que fizeram as suas orações foram atendidos pelo Senhor! Receberam muitas e incontáveis bênçãos. Com amor o Senhor ouviu, e continua ouvindo o clamor de muitos jovens que tem suplicado ao Senhor diante de suas decisões. Ele não ignora o sofrimento de cada um, mas ordena que ore e lance sobre Ele a sua ansiedade, ao invés de murmurar.

Estimandos jovens! O Senhor vê o momento que vive, conhece tão bem a sua vida, seu coração, suas lágrimas e angústias. Ele não permite que a tristeza tome conta da sua vida, que a alegria do mundo se converta em sofrimento. Por isso, não se desespere! Não desanime! Não perca a fé! Deus nunca vai permitir que você seja provado mais do que pode suportar. Se você está se sentindo fraco ou desanimado, lembre-se das misericórdias do Senhor que duram para sempre, e se renovam a cada amanhecer. Lembrem-se que o Senhor estende a sua graça e bondade para aqueles que confiam n’Ele. Que o Senhor transforme a sua tristeza em alegria!

Que essa celebração seja um momento de alegria, de reflexão sobre o passado e  com gratidão  de  um olhar para o futuro com esperança, confiando que muitas mais bênçãos ainda virão para a JELB e para todos aqueles que são alcançados por seu trabalho. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário