terça-feira, 6 de maio de 2025

TEXTO: ÊX 2.1-10

TEMA: JOQUEBEDE, A MÃE QUE CONFIOU EM DEUS

 Dia das mães! O dia em que voltamos nossos pensamentos  de modo muito especial, àquela que merece o nosso respeito, gratidão e consideração. Como é maravilhoso estar perto, dar um beijo, um abraço, uma demonstração de carinho, prestar uma homenagem e oferecer um presente à nossa mãe. Ela merece, pois é uma mulher guerreira incansável que passa noites em claro, pacientemente, consolando e cuidando de seus filhos. É alguém que tem sido  conselheira, responsável, amorosa à sua família.

Para este dia especial, escolhi o texto de Êxodo 2.1-10, que nos fala sobre Joquebede, uma mãe que confiou em Deus. Ela era a mãe de Moisés, uma das mães mais notáveis das Escrituras pela sua ousadia e inteligência, ao arriscar a sua própria vida para salvar o seu filho Moisés. Ela acreditou no livramento de Deus, mesmo quando todas as circunstâncias ao seu redor não eram favoráveis. E diante desta insegurança,  buscou sabedoria e paciência  para lidar com aquela situação. Enfim, foi um mãe corajosa. Fez tudo o que podia para defender seu filho, com a certeza de que Deus não permitiria sua morte.

Esta história inspira todas as mães a seguir o exemplo de Joquebede.Uma mãe que teve coragem,determinação,acima de tudo, confiou em Deus quando todas as circunstâncias ao seu redor diziam o contrário. Ela ensina a todas  as mães a seguirem esses passos. O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você. O Senhor  prometeu estar com você em cada situação. Ele oferece o seu amparo, consolo, amor a todas as mães que sofrem  no dia a dia, tendo de acompanhar as angústias, os desânimos e fracassos na vida e na família. Não tenha medo! Não desanime!”

A história de Joquebede começa no Egito. Neste país,um novo rei começou a reinar. Ele  ficou temeroso quando o povo hebreu começou a crescer.Temendo que o povo se rebelasse e tomasse o seu trono, usou a estratégia da opressão, manipulação e perseguição contra o povo. Ele estabeleceu trabalhos forçados e tarefas pesadas durante a construção de cidades e celeiros no Egito. Todavia, quanto mais o povo era oprimido, mais numeroso se tornava. Ao perceber que sua estratégia não estava funcionando, resolveu chamar as parteiras hebreias. E ordenou que matassem todos os meninos dos hebreus após seu nascimento. As parteiras, temendo a Deus, se recusaram a obedecer.antes deixaram nascer os meninos. Então, faraó ficou furioso, fez um decreto: “A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.”(1.22).

Durante este tempo, uma mulher levita, chamado Joquebede, decidiu ter um filho mesmo vivendo um tempo de escravidão: “E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses”. (v.2). Podemos   imaginar aflição de Joquebede e  todas as familia hebreias. Foi um desafio enorme em manter a criança viva em seus braços. Como é maravilhoso saber que as mães possuem um espírito acolhedor admirável, unindo força e esperança em suas atitudes. Elas oferecem amor, generosidade, compaixão, cuidado e empatia aos seus filhos. Luta contra qualquer coisa que possa prejudica-los. Enfim, elas são capazes de enfrentar tudo para defender seus filhos. É   a força do amor  que se transforma em coragem no coração de uma mãe. Ser mãe é uma dádiva, pois só ela tem o dom de carregar um filho no ventre, acompanhando seu crescimento até que ele ganhe independência para viver neste mundo.

Entretanto, a cada dia que se passava se tornava mais difícil esconder aquela criança. Então, Joquebede usou  uma estratégias para mantar a criança viva. Ela buscou sabedoria, paciência e inteligência para lidar com aquela situação. Foi um mãe corajosa,pois teve que tomar uma decisão difícil, dolorosa e arriscada.Ele usou a sua criatividade. Colocou seu filho dentro de um cesto feito de junco no rio Nilo.O cesto foi vedado com piche e betume, isso ajudava a proteger a criança de infiltração de água. E,assim, providenciou um lugar seguro para ele.Apesar de que  muitas incidentes poderiam acontecer naquele rio,  Joquebede não entregou o seu filho à morte, mas o lançou sobre as mãos protetoras do Senhor. Ela confiava na proteção do Senhor.Acreditava no livramento de Deus, mesmo quando todas as circunstâncias ao seu redor diziam o contrário. Na verdade, o Senhor conduziu o menino sobre aquelas águas até o seu destino. Isto demonstra que  o plano de Deus, traçado ali, era muito maior do que Joquebede poderia imaginar.Tem momentos na vida que não podemos fazer mais nada, apenas confiar em Deus. Quando toda as possibildades acabar, lembre-se que o Senhor está na espera da sua confiança.  

 Joquebede ao colocar o cesto no rio, Mirian, irmã de Moises, acompanhou  de longe, nas margens no rio para observar o que lhe haveria de suceder. (v.4). Mas naquele momento algo inédito acontece. Diz o texto que ao “descer a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou.” (v.5).A filha de faraó queria saber  o que havia dentro do cesto, e percebeu que havia uma criança hebreia. Uma criança muito formosa ao ponto dela tomar em seu braços,e chamou o nome de Moises que significa “tirado das aguas.”  Miriam correu até a princesa e ofereceu uma mulher para amamentar e cuidar da criança: “Queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e te crie a criança?” (v.7). A filha de faraó concordou com a proposta: “Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino.” (v.8). Miriam chamou sua mãe Joquebede. Agora, ela poderia cuidar da criança com paz e segurança, pois a própria filha de faraó daria proteção:  “Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.” (v.9). “Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.” (v.10).

Joquebede dá a todas as mães exemplo de virtude que uma mãe deve cultivar. Demonstrou coragem quando faraó  havia ordenado que todos os meninos hebreus fossem mortos. Ela não aceitou essa ordem. Não teve medo! Escondeu o menino por três meses e, quando não pôde mais mantê-lo escondido, colocou-o em um cesto e o deixou à deriva no rio Nilo. Ela  também foi uma mãe determinada. Do inicio ao fim determinou que não deixaria o seu filho morrer, mesmo correndo o risco de ser descoberta,pois confiava na proteção  do Senhor.Toda mãe tem essa determinação capaz de vencer tudo para abençoar seus filhos.

No entanto, acima de tudo, Ela foi uma mãe de fé. Ela confiou em Deus para proteger seu filho, mesmo em uma situação difícil.Ao colocar o menino no cesto tinha o propósito de protege-lo. E talvez com lágrimas , sem ter a certeza do que aconteceria, coração apertado, colocou o menino no cesto, mas com um plano em mente: a confiança no Senhor.Como mães corajosas, é preciso confiar na proteção e no zelo de Deus pela vida dos filhos, entregando-os diariamente aos cuidado  do Senhor .(Salmos 37.5).   Muitas situações em nossas vidas vai exigir-nos a confiar também em Deus. E Deus jamais deixa de livrar aqueles que confiam Nele.Entregue seu filho nas mãos do Senhor. Deus cuida e guia a vida dos filhos, segurando-os nas suas fortes mãos. Confie no cuidado e na bondade do Pai!

Você já parou para imaginar a situação dessa mãe?  Você teria coragem de esconder o seu filho? Deixaria seu bebê fora de sua vista, mesmo por alguns minutos?  Na verdade, muitas mães enfretam muitas lutas diárias.E diante dessas lutas é preciso ter muita coragem para criar os seus filhos na disciplina e admoestação do senhor. Ensinar os seus filhos, no caminho em que deve andar como dizia Moisés em suas palavras: É preciso inculcar, colocar, depositar... e dela falarás aos teus filhos em tua casa. Siga os passos de Joquebede com coragem,determinação e fé!

 Estimada ,mãe! Como é maravilhoso comemorar este dia tão especial em sua vida!   Que o bondoso Deus  abençoa neste dia a todos as mães, dando-lhes saúde, força, disposição, responsabilidade, sabedoria e fé, para educarem os seus filhos no temor do Senhor e no caminho da salvação. Siga os passos de Joquebede! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário